Nome da Atividade
TEORIAS DA PERFORMANCE INTERPRETAÇÃO MUSICAL
CÓDIGO
05000596
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Iniciação às teorias da performance e interpretação musical.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo geral
Apresentar aos alunos autores e textos sobre a performance
musical, a partitura e suas tradições interpretativas, as
implicações sociais do espetáculo musical, as posturas que
estão implícitas ou explícitas no trabalho artístico do
instrumentista, os fatores psicológicos envolvidos na
performance e as relações ensino/aprendizagem.
Objetivos específicos
*Munir o aluno de referenciais teóricos que ajudem a
[re]pensar suas práticas como instrumentista;
*Agregar conhecimentos teóricos para o
enriquecimento conceitual de suas propostas
artísticas;
*Estimular a reflexão sobre os artistas e obras que são
referência prática do que se produz em música;
*Desenvolver competências para se comunicar
musicalmente dentro de diferentes estilos;
*Estimular a criação musical e a capacidade de
falar/escrever sobre seus processos criativos e de
outros.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LANGER, Susanne K. Sentimento e Forma. Trad. Ana M. Goldberger Coelho e J. Guinsburg. Editora Perspectiva,1953. LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação Musical: a dimensão recriadora da “comunicação” poética. São Paulo: Annablume, 2007. LACCHÈ, Mara. L’imaginaire musical entre création et interpretation. Paris, L’Harmattan, 2006. MEYER, Leonard. Emoción y significado en la música. Alianza música. RINK, John (org.). La interpretación musical. Alianza música, 2006. TARUSKIN, Richard. Text and Act: Essays on Music and Performance. Oxford University Press, 1995. TARUSKIN, Richard. The Musicologist and the Performer. Journal of Musicology. 1982.

Bibliografia Complementar:

  • DAY, Timothy. Un siglo de música grabada: Escuchar la historia de la música. Alianza música. DENUT, eric. Musiques actuelles, musique savante: Quelles interactions? Paris, L’Harmattan, 2001. DURING, Jean (dir.). La musique à l’esprit: enjeux éthiques du phénomène musical. Paris, L’Harmattan, 2008. ESCAL, Françoise; NICOLAS, François (dir.), Le Concert: Enjeux, fonction, modalités. Paris, L'Harmattan, 2000. FANTAPIÉ, Henri-Claude. Restituer une oeuvre musicale:de l’oeuvre imaginée à l’oeuvre partagée. Paris, L’Harmattan, 2009. FUBINI, Enrico. Música y lenguaje en la estética contemporánea. Versión castellana, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. Madrid: Alianza Editorial. Colección Alianza Música, 1994. __________. La Estética musical desde la Antigüedad hasta el siglo XX. Versión castellana, revisión, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. 2ª ed. Madrid: Alianza Editorial, 1990. LANGER, Susanne K. Sentimento e Forma. Trad. Ana M. Goldberger Coelho e J. Guinsburg. Editora Perspectiva,1953.

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