Nome da Atividade
ARTES VISUAIS NA EDUC. II - PRÉ-ESTÁGIO
CÓDIGO
05000755
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
68
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
68
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Construção de projeto de ensino a ser desenvolvido em instituições de ensino formal e não formal, bem como reflexão sobre trabalho docente, dinâmica de sala de aula e possibilidades pedagógicas para o ensino das artes visuais, com acompanhamento de professor orientador. Esta disciplina pretende desenvolver a relação teoria-prática pertinente ao processo de ensino.
Objectives
Objetivo Geral:
Possibilitar ao aluno investigar e discutir o processo evolutivo da expressão plástica infanto-juvenil. Elaboração de propostas pedagógicas a partir de experiências vivenciadas para o ensino fundamental e médio.Conteúdo Programático
UNIDADE I – Teorias do desenvolvimento da expressão infanto juvenil.
UNIDADE II – Metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas às artes visuais.
UNIDADE III - Elaboração de propostas pedagógicas, textos e material didático para o ensino da arte no ensino formal e informal (escolas, museus, galerias, instituições filantrópicas, etc).
UNIDADE IV – Aplicação, análise e avaliação de propostas pedagógicas por meio de vivências com o ensino formal e informal da arte.
UNIDADE II – Metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas às artes visuais.
UNIDADE III - Elaboração de propostas pedagógicas, textos e material didático para o ensino da arte no ensino formal e informal (escolas, museus, galerias, instituições filantrópicas, etc).
UNIDADE IV – Aplicação, análise e avaliação de propostas pedagógicas por meio de vivências com o ensino formal e informal da arte.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MOREIRA, A. A Formação do professor em uma perspectiva crítica. IN: Educação e Realidade, vol.17. MOREIRA, M. Aprendizagem – perspectiva teóricas. Porto Alegre: UFRGS, s/d.
Bibliografia Complementar:
- FERRAZ, Maria H. de T. e FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino de Arte – São Paulo: Cortez, 1999. GUIMARAES, Leda B. Desenho, desígnio, desejo – sobre o ensino de desenho. Teresina: EDUFPI, 1996. TINOCO, Eliane (org.) Possibilidades e encantamentos: trajetória de professores do ensino de arte. Uberlândia: E. F. Tinoco, 2003.