Nome da Atividade
GRÁFICA COMPUTACIONAL
CÓDIGO
22000114
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Uso do computador para auxílio ao projeto. Módulos básicos do CAD. Geração de desenhos 2D através de primitivas geométricas. Funções básicas de edição. Cotagem. Impressão de Desenhos. Visualização 3D, Noções de desenho 3D: modelagem por Superfícies e por Sólidos. Aplicações de desenho técnico.
Objectives
Objetivo Geral:
Aplicar os conceitos e fundamentos adquiridos em Desenho de Engenharia, observando as normas técnicas, simbologias e métodos de documentação gráfica, e empregando como ferramenta os sistemas CAD (computer aided design)Conteúdo Programático
1. Introdução ao AutoCAD: configuração do ambiente de trabalho, sistema de coordenadas.
2. Introdução ao desenho em 2D: comandos básicos, textos, comandos básicos de precisão, de edição e de visualização
3. Propriedades dos objetos: cor de trabalho, tipo de linha, camadas de desenho, propriedades tridimensionais, estilos de textos, alteração de propriedades de objetos existentes.
4. Trabalhando com Objetos Complexos: criação e inserção de blocos, hachuras, cotagem, variáveis de dimensionamento.
5. Impressão dos Desenhos: utilização do Layout (Paper Space), inserção do desenho na página, aplicação de escala ao desenho, configuração e impressão do desenho
6. Visualização 3D: janelas de visualização, comandos básicos (Vports, Viewports Presets, etc), Sistema de Coordenadas: UCS.
7. Modelagem por superfícies: criação de estruturas de arame, modelamento com superfícies (Malhas), desenho de objetos 3D a partir de objetos 2D, superfícies de extrusão, comandos básicos de construção e edição.
8. Modelagem por sólidos: Comandos básicos, modelamento por extrusão, formas sólidas primitivas, edição de sólidos, operações booleanas, comandos básicos de construção e edição.
9. Introdução aos programas Sketchup e Corel Draw
2. Introdução ao desenho em 2D: comandos básicos, textos, comandos básicos de precisão, de edição e de visualização
3. Propriedades dos objetos: cor de trabalho, tipo de linha, camadas de desenho, propriedades tridimensionais, estilos de textos, alteração de propriedades de objetos existentes.
4. Trabalhando com Objetos Complexos: criação e inserção de blocos, hachuras, cotagem, variáveis de dimensionamento.
5. Impressão dos Desenhos: utilização do Layout (Paper Space), inserção do desenho na página, aplicação de escala ao desenho, configuração e impressão do desenho
6. Visualização 3D: janelas de visualização, comandos básicos (Vports, Viewports Presets, etc), Sistema de Coordenadas: UCS.
7. Modelagem por superfícies: criação de estruturas de arame, modelamento com superfícies (Malhas), desenho de objetos 3D a partir de objetos 2D, superfícies de extrusão, comandos básicos de construção e edição.
8. Modelagem por sólidos: Comandos básicos, modelamento por extrusão, formas sólidas primitivas, edição de sólidos, operações booleanas, comandos básicos de construção e edição.
9. Introdução aos programas Sketchup e Corel Draw
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- VENDITTI, M. V. R. Desenho Técnico sem Prancheta com AutoCAD 2008. Visual Books, 1a ed. 2007, 284p.
- IZIDORO, N. Manual Prático do AutoCad - Versão 2008. Escola de Engenharia de Lorena, EEL/USP, ed. 2009, 132p.
- Carlos, A.; Debatin Neto, A.; Speck, H. J; Silva, J. C.; Alberto, L. AutoCAD 2008 Desenhando em 2D. UFSC, 2008.
- Autodesk, Manual do Usuário - AutoCad 2010, 2.164p.
Bibliografia Complementar:
- Alcântara, C.M. Plotagem e Impressão com AutoCAD 2004. São Paulo: Erica, 2003.
- Aimone, J. L. F. AutoCAD 3D: Modelamento e Rendering. S/L: Artliber, 2002.
- Cesar Jr., K. M. L. Visual Lisp – Guia Básico Programação. AutoCAD. São Paulo: Market Press, 2001.