Nome da Atividade
ESTRATIGRAFIA
CÓDIGO
15000494
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos, fundamentos metodológicos e princípios da estratigrafia. Tempo geológico e datação das rochas. A natureza do registro estratigráfico. Categorias do código estratigráfico. Técnicas e modelos de correlação e mapeamento sedimentar. Parasequências. Métodos e modelos de análise estratigráfica global. Estratigrafia de Sequencias. Introdução à análise do preenchimento de bacias.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais): Conhecer os princípios da ordenação cronológica dos diferentes conjuntos rochosos, bem como os critérios de estruturação e de correlação regional desses conjuntos.

Objetivo(s) específico(s): O aluno deverá identificar e descrever a evolução temporal dos conjuntos de rochas existentes em um determinado ambiente geológico, bem como estabelecer correlações com conjuntos existentes em outros locais na crosta terrestre. Também deverá saber descrever e caracterizar a geometria e a história evolutiva dos diversos terrenos geológicos, bem como descrever e caracterizar as propriedades físicas gerais desses conjuntos de rochas.

Conteúdo Programático

Conceitos, fundamentos metodológicos e princípios da estratigrafia. Tempo geológico, datação das rochas e a tabela cronoestratigráfica internacional. A natureza do registro estratigráfico: fácies, diastemas, discordâncias, sistemas e seqüências deposicionais. Deposição cíclica e catastrófica. Técnicas e modelos de correlação estratigráfica e mapeamento sedimentar. Categorias do código estratigráfico. Análise de fácies sedimentares e determinação das parasequencias. Métodos e modelos de análise estratigráfica global: lito-estratigrafia, crono-estratigrafia, estratigrafia de seqüências, introdução à bio-estratigrafia, noções a sismo-estratigrafia. Introdução à análise do preenchimento de bacias sedimentares e sua relação com a tectônica global.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOGGS, SAM Jr. 2011. Principles of Sedimentology and Stratigraphy, FIFTHY EDITION . Pearson Educations, Inc. 662p.
  • Holz, M. 2013. Estratigrafia de Sequências – Histórico, Princípios e Aplicações. Editora: Editora Interciêmcia, 272 p.

Bibliografia Complementar:

  • CATUNEAU, O. 2006. Sequence Stratigraphy - Principles and Aplications. Editora: ELSEVIER SCIENCE. 1º edição. 336 p.
  • BROOKFIELD, M. E. 2004. Principles of stratigraphy / Michael E. Brookfield. Blackwell Publishing,340p.
  • VEEKEN, P. P. 2006. Seismic Stratigraphy, Basin Analysis And Reservoir. Elsevier Science. 500p.

Page generated on 2024-12-23 13:17:30 (query took 0.124771s)