Nome da Atividade
MARKETING DE PRODUTOS FLORESTAIS
CÓDIGO
15000558
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introdução ao Marketing. O setor florestal e a dinâmica de mercado. Conceitos Básicos de Marketing. Marketing Estratégico. Sistema de informação no Mercado de Produtos Florestais. O Consumidor de Produtos Florestais. Estratégias de Mercado. Empreendedorismo. Marketing de Produtos Madeireiros e Não-Madeireiros.
Objectives
Objetivo Geral:
Capacitar o acadêmico na gestão de marketing de produtos florestais, (madeireiros e não madeireiros).Conteúdo Programático
Unidade 1: Introdução ao Marketing
1.1 A importância e o escopo do marketing
1.2 Orientações da empresa para o mercado
1.3 Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing
Unidade 2: Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing
2.1 Marketing e valor para o cliente
2.2 Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão
2.3 Planejamento estratégico de unidades de negócios
2.4 Planejamento de produto: a natureza e o conteúdo de um plano de marketing
2.5 Coleta de informação, condução de pesquisa e análise do ambiente de marketing
Unidade 3: Marketing de Produtos Madeireiros e Não-Madeireiros
3.1 Satisfação, valor e fidelidade do cliente
3.2 Análise dos mercados consumidores
3.3 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo
3.4 Gerenciamento da comunicação integrada de marketing
Unidade 4: Empreendedorismo
4.1 Noções básicas de empreendedorismo
4.2 Mercado global
4.3 Definição da estratégia de produto e posicionamento no mercado
1.1 A importância e o escopo do marketing
1.2 Orientações da empresa para o mercado
1.3 Conceitos, tendências e tarefas fundamentais de marketing
Unidade 2: Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing
2.1 Marketing e valor para o cliente
2.2 Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão
2.3 Planejamento estratégico de unidades de negócios
2.4 Planejamento de produto: a natureza e o conteúdo de um plano de marketing
2.5 Coleta de informação, condução de pesquisa e análise do ambiente de marketing
Unidade 3: Marketing de Produtos Madeireiros e Não-Madeireiros
3.1 Satisfação, valor e fidelidade do cliente
3.2 Análise dos mercados consumidores
3.3 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo
3.4 Gerenciamento da comunicação integrada de marketing
Unidade 4: Empreendedorismo
4.1 Noções básicas de empreendedorismo
4.2 Mercado global
4.3 Definição da estratégia de produto e posicionamento no mercado
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COBRA, M. Marketing Básico: uma abordagem brasileira. 4ªed. São Paulo: Atlas, 1997. 552p.
- HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 7ª ed. Porto Alegre: Bookman 2009, 664p.
- KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 12ºed., 2007, 600p.
- KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 12ªed., 2006, 750p.
- POLIZEI, E. Plano de Marketing. 2ªed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 160p.
Bibliografia Complementar:
- AAKER, D. Construindo Marcas Fortes, São Paulo: Bookman
- CHURCHILL, JR.; GILBERT, A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2ªed. São Paulo: Saraiva, 2010, 626p.
- MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. 2ªed. São Paulo: Atlas, 2000. 275p.
- SERTEK, P. Empreendedorismo. 4ªed. Curitiba: IBPEX, 2007, 202p.
- KUAZAQUI, E. Marketing Internacional – desenvolvendo conhecimentos e competências em cenários globais. M. Books do Brasil. 218p.