Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II
CÓDIGO
11270015
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos de modelos experimentais de ensino de Matemática do Ensino Fundamental. Construção e adaptação de diferentes materiais e métodos de ensino de Matemática. Experimentação de diferentes estratégias de ensino de Matemática em grupos especiais de alunos, contemplando os temas transversais apresentados nos PCNs do ensino fundamental. Uso de materiais recicláveis na construção de modelos para o ensino de matemática.

Objectives

Objetivo Geral:

Manusear, criar, elaborar e analisar métodos e materiais didáticos (potencialmente) úteis no ensino da matemática. Realizar pesquisa bibliográfica referente a métodos didáticos que objetivem a construção de conhecimento matemático.

Conteúdo Programático

A) Estratégias para levar os estudantes da segunda fase do Nível Fundamental de Ensino à construção de conceitos matemáticos, a representações simbólicas desses e à construção de algoritmos para desenvolvimento de cálculos, representações gráficas e soluções de problemas. Os tópicos a serem explorados serão conteúdos referentes aos currículos do 6º ao 9° ano definidos em conjunto com os alunos das disciplinas de acordo com os interesses destes.

B) Questionamentos sobre o ensino de matemática
• Os problemas no ensino de matemática
• As dificuldades e a importância de ensinar matemática
• Os conteúdos e as estratégias de ensino-aprendizagem
• A interdisciplinaridade
• Ser professor de matemática

C) Aspectos do processo de ensino
• Planejamento de atividades;
• Experimentação de estratégias;
• Regulação do processo de ensino;
• Avaliação da aprendizagem.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Material Didático Produzido pelo LEMAD para essa disciplina (material impresso, vídeos, sites,...) BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. FIORENTINI, Dario. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos e outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. GARRIDO, E.; CARVALHO, A. M. P. Reflexão sobre a prática e qualificação da formação inicial docente. Cadernos de Pesquisa, nº 107, p. 149-168, 1999. LARA, I. C. M. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003. SMOOTHEY, M, Atividades e Jogos com formas. São Paulo: Scipione. 1998.

Bibliografia Complementar:

  • BROUGERE, Gilles. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artmed, 1998. GROSSI, Esther Pillar; BORDIN, Jussara (Org). Construtivismo Pós-Piagetiano: um novo paradigma sobre aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993. LIMA, Elon Lages Meu Professor de Matemática e outras histórias. Rio de Janeiro, Graftex Comunicação Visual, 1991. MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UNB, 1999 MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 1999. Parâmetros Curriculares Nocionais – Vol. 3 - Matemática (5a a 8a).MEC.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)

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