Nome da Atividade
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
CÓDIGO
08970185
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Origens e conceitos sobre estratégia. Escolas de estratégia. Introdução ao planejamento estratégico. Processo de elaboração do planejamento estratégico. Modelos de planejamento estratégico.
Tópicos contemporâneos sobre estratégia e planejamento estratégico.
Tópicos contemporâneos sobre estratégia e planejamento estratégico.
Objectives
Objetivo Geral:
Transmitir aos participantes conhecimentos essenciais sobre as bases da estratégia e do planejamento empresarial, desenvolvendo competências que lhes permitam conquistar melhores resultados e competitividade nas organizações.Conteúdo Programático
UNIDADE I – Estratégia – Origens e Conceitos
1.1 Origens da estratégia
1.2 A Competitividade nas organizações
1.3 A estratégia nas organizações
1.4 A construção de conceitos de estratégia
1.5 Evolução gestão estratégica
UNIDADE II – Escolas de Estratégia
2.1. A Escola do Design
2.2. A Escola do Planejamento
2.3. A Escola do Posicionamento
2.4. A Escola Empreendedora
2.5. A Escola Cognitiva
2.6. A Escola do Aprendizado
2.7. A Escola do Poder
2.8. A Escola Cultural
2.9. A Escola Ambiental
2.10. A Escola da Configuração
UNIDADE III – Introdução ao Planejamento Empresarial
3.1. O desafio de planejar
3.2. Razões para o fracasso das empresas
3.3. Vantagens e estratégias do planejamento
3.4. Dificuldades no planejamento empresarial
3.5. Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional
UNIDADE IV – Planejamento Estratégico
4.1. Missão
4.2. Visão
4.3. Diretrizes superiores
4.4. Aspectos internos
4.5. Aspectos externos
4.6. Orientação e campo de atuação
UNIDADE V - Processo de Elaboração de Planejamento Estratégico
5.1. Matriz SWOT
5.2. Ferramental para análise interna
5.3. Ferramental para análise externa
UNIDADE VI – Modelos de Planejamento Estratégico
6.1. Modelos diversos de planejamento estratégico
UNIDADE VII – Tópicos Contemporâneos em Estratégia e Planejamento Estratégico
7.1. Estudos que reflitam a realidade contemporânea das organizações incluindo os referenciais que propiciem o estado atual das teorias sobre estratégia e planejamento estratégico.
1.1 Origens da estratégia
1.2 A Competitividade nas organizações
1.3 A estratégia nas organizações
1.4 A construção de conceitos de estratégia
1.5 Evolução gestão estratégica
UNIDADE II – Escolas de Estratégia
2.1. A Escola do Design
2.2. A Escola do Planejamento
2.3. A Escola do Posicionamento
2.4. A Escola Empreendedora
2.5. A Escola Cognitiva
2.6. A Escola do Aprendizado
2.7. A Escola do Poder
2.8. A Escola Cultural
2.9. A Escola Ambiental
2.10. A Escola da Configuração
UNIDADE III – Introdução ao Planejamento Empresarial
3.1. O desafio de planejar
3.2. Razões para o fracasso das empresas
3.3. Vantagens e estratégias do planejamento
3.4. Dificuldades no planejamento empresarial
3.5. Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional
UNIDADE IV – Planejamento Estratégico
4.1. Missão
4.2. Visão
4.3. Diretrizes superiores
4.4. Aspectos internos
4.5. Aspectos externos
4.6. Orientação e campo de atuação
UNIDADE V - Processo de Elaboração de Planejamento Estratégico
5.1. Matriz SWOT
5.2. Ferramental para análise interna
5.3. Ferramental para análise externa
UNIDADE VI – Modelos de Planejamento Estratégico
6.1. Modelos diversos de planejamento estratégico
UNIDADE VII – Tópicos Contemporâneos em Estratégia e Planejamento Estratégico
7.1. Estudos que reflitam a realidade contemporânea das organizações incluindo os referenciais que propiciem o estado atual das teorias sobre estratégia e planejamento estratégico.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANSOFF, H. I. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1997
- MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.
- PORTER, M.E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
Bibliografia Complementar:
- GRACIOSO, F. Planejamento estratégico orientado para o mercado. São Paulo: Atlas, 1987.
- OUVEIRA, D.P.R.Planejamento estratégico: Conceitos, Metodologias e Práticas. São Paulo (SP), Atlas, 1993.
- PORTER, ME. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1992.