Nome da Atividade
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA I
CÓDIGO
11260012
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
136
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
136
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Execução do projeto de ensino elaborado na disciplina de Trabalho de Campo I em escola de Nível Fundamental. Reflexões sobre as diferentes concepções de matemática, presentes nas salas de aula. Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem no Nível Fundamental.
Objectives
Objetivo Geral:
Promover a evolução das idéias relativas aos conhecimentos da Matemática que devem ser desenvolvidos na escola, a partir da reflexão das práticas de sala de aula e das atitudes necessárias ao futuro professor para o desenvolvimento de um trabalho docente na direção de um ensino de matemática.Analisar ações docentes possíveis para a sala de aula.
Conteúdo Programático
Projeto de ensino para disciplina de Matemática do Nível Médio
Discussão dos projetos elaborados em Trabalho de Campo I
Planejamento da execução do projeto
Desenvolvimento do projeto em sala de aula do Nível Médio
Avaliação do Ensino no Nível Médio
Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos
Discussão e aprofundamento teórico sobre os relatos das experiências dos estagiários
Desenvolvimento de propostas de reformulação dos projetos dos alunos
Avaliação do trabalho desenvolvido
Construção de síntese dos saberes pedagógicos construídos durante o semestre.
Discussão dos projetos elaborados em Trabalho de Campo I
Planejamento da execução do projeto
Desenvolvimento do projeto em sala de aula do Nível Médio
Avaliação do Ensino no Nível Médio
Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos
Discussão e aprofundamento teórico sobre os relatos das experiências dos estagiários
Desenvolvimento de propostas de reformulação dos projetos dos alunos
Avaliação do trabalho desenvolvido
Construção de síntese dos saberes pedagógicos construídos durante o semestre.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia saberes necessários à prática educativa. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997
- LOPES, Celi e NACARATO, Adair (org). Escrituras e Leituras na educação matemática. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.
Bibliografia Complementar:
- MACHADO, Silvia Dias et. al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999.
- MOREIRA, Plínio e DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor, licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.
- PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática, uma análise de influência francesa. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.
- SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto. Editora Porto, 1998.