Nome da Atividade
CARTOGRAFIA GERAL
CÓDIGO
10060007
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Em consonância com seu caráter didático e complementar às demais disciplinas do curso de Geografia, esta disciplina traz uma abordagem sistematizada sobre a ciência Cartográfica, tais como: o histórico da Cartografia, noções básicas sobre mapas, escala e projeções cartográficas, leitura e interpretação de Cartas Topográficas entre outras. Trata, também, sobre Sensoriamento Remoto e suas aplicações na Geografia.

Objectives

Objetivo Geral:

 Conhecer as noções básicas de Cartografia (representação e materialização do espaço).
 Assimilar princípios e tradições através da evolução do conhecimento científico, em particular da história da Cartografia.
 Compreender as noções básicas do Sensoriamento Remoto.

Conteúdo Programático

I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CARTOGRAFIA
1.1 Histórico da Cartografia
1.2 Conceito e divisão da Cartografia
1.3 Escala
1.3.1. Tipos de escala
1.4 Representação geográfica do espaço
II - LOCALIZAÇÃO ESPACIAL
2.1 Forma da Terra
2.2 Coordenadas Geográficas
2.3 Fusos Horários
2.4 Coordenadas UTM
2.5 Projeções Cartográficas
2.6 Sistema de Referencia (nomeclatura)
2.6.1 Carta do Brasil ao milionésimo
2.6.2 Desdobramento da folha 1:1 000 0000
III – FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE MAPAS
3.1- Formatos de desenhos
3.2- Mapa-base
IV- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS E CARTAS TOPOGRÁFICAS
4.1 Símbolos e convenções cartográficas
4.1.1 Elementos planimetricos
4.1.2 Elementos hidrográficos
4.1.3 Elementos Hipsométricos
4.1.4 Perfil topográfico
4.2 Variáveis Visuais
4.3 Medições de distâncias e áreas sobre mapas e cartas
V- INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO E AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERTIN, J. – Ver ou ler. Seleção de textos, (18), 1988.
  • ALMEIDA, R. D. – Do Desenho ao Mapa: Iniciação Cartográfica na Escola.. São Paulo: Contexto, 2001.
  • ALMEIDA, R. D. & PASSINI, E. Y. – O Espaço Geográfico. São Paulo: Contexto, 1994.
  • ATLAS Geográfico do Brasil. IBGE, 1991.
  • BERTIN, J. – O teste de Base da representação gráfica. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: 42 (1), 1980.
  • BERTIN, J. & GIMENO, R. – A Lição de Cartografia na Escola Elementar. Boletin Goiânio de Geografia. Goiânia: 2 (1), 1982.
  • CROMLEY, R. G. – Digital Cartography. New Jersey: Printice Hall, 1992.
  • DUARTE, P. A. – Conceituação de Cartografia Temática. GEOSUL, Florianópolis, N.11, 1991.
  • DUARTE, P. A. – Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994.
  • ISNARD, H. – Espaço Geográfico. Coimbra: Almedina, 1982.
  • JOLY, F. – A Cartografia.Campinas: Papirus, 1990.
  • LIBAULT, A. – Tendências atuais da Cartografia. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: AGB, V.44, 1967.
  • LIBAULT, A. – A Geocartografia. São Paulo: Nacional/ Editora da USP, 1975.
  • MARTINELLI, M. – Curso de Cartografia Temática. São Paulo: Contexto, 1991.
  • OLIVEIRA, C. – Curso de Cartografia Moderna. Rio de Janeiro: IBGE, 1983.
  • ROSA, R. – Introdução ao Sensoriamento Remoto. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 1992.

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