Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA I
CÓDIGO
10060018
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da dinâmica estrutural da instituição. Análise das práticas e funcionalidades da escola: secretaria, biblioteca, supervisão escolar, serviço de orientação escolar, laboratórios, conselho escolar, entre outras. Observação do desenvolvimento de projetos que articulam os setores componentes da escola, situando o Licenciado em Geografia no contexto da administração escolar. Discussão teórico-prática da estrutura escolar observada e conseqüente ensaio de propostas executáveis.

Objectives

Objetivo Geral:

Observar a dinâmica estrutural da instituição escolar

Conteúdo Programático

1.A escola como instituição social
2.O papel da escola no âmbito social
3.A ideologia da instituição escola no contexto atual
4.As políticas educacionais
5.As leis que regem as praticas escolares
6.Estrutura da instituição escola
7.O setores escolares e suas funções
8.As relações entre os setores escolares
9.Os profissionais que constituem a escola
10.Os projetos construídos e desenvolvidos na escola

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Brasil, Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasília, 1996
  • BRASIL, Ministério de Ação Social Estatuto da Criança e Adolescente, Brasília, 1990.
  • Chauí, Marilena. O que e ideologia. S. Paulo Brasiliense, 2001.
  • Demo, Pedro. Participação e Conquista – Noções de Política Social Participativa. S.Paulo:Cortez,1988.
  • Faleiros, Vicente de Paula. Saber Profissional e Poder Institucional. S. Paulo: Cortez,1997
  • Freire, Paulo. Política e Educação: ensaios. S. Paulo:Cortez,1993 (coleções questões da nossa época;v.23).
  • Gavaldon, Luiza Laforgia. Desnudando a escola. S. Paulo: Pioneira, 1997.
  • Gadottti, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Atica,1997.
  • Libaneo, Jose Carlos et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. S. Paulo: Cortez,2003.
  • Nidelcoff, Maria Tereza - A Escola e a Compreensão da Realidade. S .P. Brasiliense.1979.
  • Paro, Vitor H. Gestão democrática da escola pública. S.Paulo: Ática, I998.
  • Popkewitz, Thomas S. Reforma Educacional uma Política Sociológica: poder e conhecimento em Educação. P. Alegre, Artes Medicas, 1997.
  • Popkewitz, Thomas S. Lutando Em Defesa da Alma: a política do ensino a construção do professor. P. Alegre:Artes Medicas, 2001.
  • Rodrigues, Neidson. Por Uma Nova Escola. O Transitório e o permanente na Educação. SP,Cortez,1995
  • Saviani, Demerval. A política e educação no Brasil. Campinas. Autores Autorizados,1996.
  • Saviani, Demerval. Da Nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação - Por uma outra política educacional . S. Paulo - Autores Associados ,1998.
  • Severino, Antonio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. S.Paulo EPU,1986.
  • Silva, Eurípedes da. A Educação Básica Pos-LDB. SP, Pioneira,1998.

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