Nome da Atividade
AÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO EM MUSEUS II
CÓDIGO
10790091
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprofundamento das leituras e discussões sobre educação para o patrimônio. Elaboração de projetos de ações educativas em museus da região. Prática: proposta, aplicação e avaliação de ações educativas.

Objectives

Objetivo Geral:

Debater conceitos de educação em museus.
Conhecer experiências educativas de diversas instituições museais.
Desenvolver projetos educativos.
Propor ações educativas para museus locais

Conteúdo Programático

- Ação educativa em museus e instituições culturais
-elaboração de projetos educativos
- elaboração de jogos pedagógicos;
-desenvolvimento de materiais pedagógicos para a educação para o patrimônio
- aplicação de ações educativas em instituições de memória.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Faria, Margarida Lima de. (Julho 2000). Educação – Museus – Educação. Projecto: Museus e Educação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2011/historia/6faria_artigo.pdf Acessado em 15/01/2014 FREIRE, Paulo – Pedagogia da Autonomia Disponivel em http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros. Menezes, Ulpiano Bezerra de. (jan/jun 2000). Educação e Museus: sedução riscos e ilusões. In: Ciências e Letras, n 27. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Disponível em http://www.pergamum.pucpr.br/icap/titulo.php Santos, Maria Célia T. Moura. (jan/jun 2000). Estratégias Museais e Patrimoniais Contribuindo para a qualidade de vida dos cidadãos: diversas formas de musealização. In: Ciências e Letras, n27. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Disponivel em http://www.pergamum.pucpr.br/icap/titulo.php?resolution2=1024 Santos, Maria Célia T. Moura. (jan/jun 2002). Museu e Educação: conceitos e métodos. In: Ciências e Letras, n 31. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Disponível em http://bibliotextos.files.wordpress.com/2011/12/museu-e-educac3a7c3a3o.pdf Acessado em 15/01/2014

Bibliografia Complementar:

  • CABRAL, Magali. Comunicação, educação e patrimônio cultural. Comunicação no 8º Fórum estadual de museus do Rio Grande do Sul, p. 1-8, 2002. CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação.São Paulo: Annablume,2005. DALLA Zen, Ana Maria – O papel educativo e social dos museus de história no mundo contemporâneo na perspectiva de seus frequentadores. DOHME, Vania. O valor educacional dos jogos: jogos e dicas para empresas instituições de educação. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes, 2008 FORTUNA, T. R. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLAZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. PortoAlegre: Mediação, 2000 HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, 1999. MUSAS - Revista Brasileira de Museus, n1, 2 e 3 Rio de Janeiro, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Volume 1 Disponivel em http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2011/04/Musas2.pdf volume 2 disponivel em http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2011/04/Musas1.pdf volume 3 disponivel em http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/Musas3.pdf RAMOS, Francisco Régis Lopes – A danação do objeto (p.13 a 66)Disponivel http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/estudos_sociais/a_danacao_do_objeto.pdf acessado em 21/01/2014 ZORZAL, E. R.; KIRNER, C. Jogos Educacionais em Ambiente de Realidade Aumentada. In: WRA2005, 2005, Piracicaba. II Workshop de Realidade Aumentada. Piracicaba : Editora UNIMEP, 2005. v. 1. p. 52-55.

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