Nome da Atividade
PRÁTICA DE ENSINO II
CÓDIGO
06560095
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa:
Momento em que os educandos serão estimulados ao exercício de regência de classe. As atividades de regência deverão ser desenvolvidas a partir da construção de planos de aula com base nos seguintes eixos temáticos: Diversidade Cultural, Direitos Humanos e Sustentabilidade do meio ambiente e história e cultura afro-brasileira

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Propiciar a iniciação dos alunos em atividades de planejamento e desenvolvimento de contéudos relacionados aos temas: diversidade cultural, direitos humanos, sustentabilidade ambiental, história e cultura afro-brasileira.

Conteúdo Programático

Programa:
Unidade I
Planejamento e seus tipos,
Fundamento dos direitos humanos, ética, educação e direitos Humanos,
O significado e as conseqüências da Declaração Universal de 1948,
Unidade II
A escola como espaço de socialização da cultura em direitos humanos: diversidade cultural: etnia, etnicidade, etnocentrismo, diversidade de gênero, de raça, Alteridade, tolerância e respeito
Unidade III
Exercendo a docência: espaços para o desenvolvimento dos planos de aula construídos durante o desenvolvimento da disciplina de Prática de Ensino.
Seminário para avaliação e Replanejamento dos temas trabalhados nos planejamentos.
As horas práticas serão utilizadas para atividades de pesquisa e elaboração dos planos de aula. Os planos estruturados serão r apresentados e discutidos nos encontros teóricos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOBBIO, Norberto. A Era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. (2013), “Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio”. In: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, pp. 144 a 201. Disponível em: . Acesso em: 12 junho. 2015. VIOLA, Eduardo e outros. Meio ambiente, desenvolvimento e cidadania: desafios para as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 1995. 224 p.

Bibliografia Complementar:

  • BENTO, Berenice. A Reivenção do Corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. BRASIL. (2006), Orientações Curriculares para o Ensino médio: conhecimentos de Sociologia. Brasília: Ministério da Educação – MEC, DPEM. COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: Moderna, 1997. CUNHA, Maria Isabel da. Conclusões: da prática à teoria. In: O bom professor e a sua prática. Ed. Papirus. FREIRE, Paulo. A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. MEDO E OUSADIA. O cotidiano do professor. 8ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2000. GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia crítica, alternativas de mudança. Porto Alegre: Ed. da PUCRS, 2005. GUIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artemed, 2005. GIDDENS, Anthony. Politica, sociologia e teoria social: encontros com o pensamento social classico e contemporaneo. São Paulo: Ed. UNESP, 1998. MILLS, C. W. (1969), A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo, Ed: Ática, 2004. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. (2009), Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Área de Sociologia. Departamento Pedagógico da SEC-RS. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. (2011), Proposta Pedagógica para o Ensino médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio 2011-2014. Porto Alegre: Secretaria Estadual de Educação. TOMAZI, Nelson Dácio. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atual, 1993. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. RAMALHO |C (ESCRITOR). Sociologia para o ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2012. BOMENY, Helena Maria Bousquet; FREIRE-MEDEIROS, Bianca (Coord.). Tempos modernos, tempos de sociologia: volume único, ensino médio . São Paulo: Ed. do Brasil, 2013.

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