Nome da Atividade
PRÁTICA DE ENSINO III
CÓDIGO
06560096
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
04
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
02
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
06
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa:
Momento onde será propiciado ao educando espaço para realização de ensaios de docência. Esse ensaio visa à realização de atividades de gestão de classe, em sala de aula, para que o educando aprenda ao ensinar.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Desenvolver habilidades de ensino, em sala de aula, a partir de atividades de elaboração, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Conteúdo Programático

Unidade I
Utilizar como referência os eixos temáticos presentes nos PCNs, orientar-se pelos planos de estudos da disciplina de sociologia no ensino médio
Os contéudos da sociologia na educação básica, os materiais utilizados para o seu ensino e avaliações desenvolvidas
Unidade II
Trabalhar com o preparo de plano de aula a partir dos clássicos da sociologia: Marx, Durkheim e Weber.
Exercendo a docência: Espaços para o desenvolvimento dos planos de aula construídos durante o desenvolvimento da disciplina de Prática de Ensino e aplicação em sala de aula.
Unidade III
Rodas de Conversa para o Replanejamento dos planos para o desenvolvimento durante o estágio curricular obrigatório II.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia crítica, alternativas de mudança. Porto Alegre: Ed. da PUCRS, 2005.
  • GUIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artemed, 2005.
  • QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. de Um Toque de Clássicos. 2. ed. rev. e amp. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • CUNHA, Maria Isabel da. Conclusões: da prática à teoria. In: O bom professor e a sua prática. Ed. Papirus.
  • FREIRE, Paulo. A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
  • FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. MEDO E OUSADIA. O cotidiano do professor. 8ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
  • GIDDENS, Anthony. Politica, sociologia e teoria social: encontros com o pensamento social classico e contemporaneo. São Paulo: Ed. UNESP, 1998.
  • PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. ORIENTAÇÕES curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2008.

Page generated on 2024-12-23 14:39:09 (query took 0.125628s)