Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL
CÓDIGO
05001011
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A especificidade do fenômeno teatral: a tríade fundamental do teatro. As relações do teatro com outros campos da arte. A abordagem triangular no ensino das artes.

Objectives

Objetivo Geral:

- Introduzir a discussão sobre o que é arte e o que é teatro.
- Debater os elementos da linguagem teatral a partir da tríade fundamental: ator, texto e espectador.
- Compreender a peça teatral como experiência estética.
- Introduzir a discussão sobre as relações do teatro com a história do pensamento educacional e com os outros campos das artes (artes visuais, música, literatura, arquitetura, cinema, etc.

Conteúdo Programático

1.FUNDAMENTOS
1.1 O que é teatro? Quais são as suas especificidades
1.2 A tríade fundamental: texto-ator-público x ator-público-intenção estética
1.3 Os gêneros teatrais
1.4 Elementos essenciais: ator, encenação, voz, gesto, cenário, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia, música e recepção teatral
1.5 O palco, a rua e o corpo: cenários contemporâneos.

2. ARTES
2.1. Interpretação estética: cultura, arte e teatro
2.2. Não é arte, quem disse?
2.3 Os caminhos da fruição estética: o artista, a obra, o público
2.4 Teatro e transdisciplinaridade: fotografia, vídeo e cinema; artes visuais, escultura e arquitetura; literatura, dança e música; psicologia da arte e criatividade.

4. LINGUAGEM TEATRAL E EDUCAÇÃO
4.1. As teorias na prática: a abordagem triangular e a cultura contemporânea
4.2. Teatro em ambientes educativos: arte-educação, pedagogias da arte, arteterapia, teatro em organizações públicas e privadas
4.3. Tendências atuais do teatro e linguagens virtuais
4.4 O corpo, o espaço e as possibilidades de ressignificação do meio

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARATA, Jose Oliveira. Estética teatral: antologia de textos. Lisboa: Moraes Ed. Secretaria de Estado da Cultura, 1981.
  • GUINSBURG, J. Stanislavski e o teatro de arte de Moscou: do realismo externo ao Tchekhovismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.
  • ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. 2ª ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1998.

Bibliografia Complementar:

  • ARAUJO, Inês Lacerda. Do signo ao discurso: introdução à filosofia da linguagem. São Paulo: Parábola, 2004.
  • MOREIRA, Marco A. Aprendizagem significativa. Brasília: Ed. UnB, 1999.
  • MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma reformar o pensamento. 15ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
  • VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 2009.
  • VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

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