Nome da Atividade
QUALIDADE NA INDÚSTRIA
CÓDIGO
0570118
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Gestão pela qualidade. Técnicas e ferramentas da qualidade. Normas. Prêmios e organizações da qualidade Unidade 1: A Qualidade: Conceitos, História e Eras
Definições de qualidade. A qualidade e sua história. As eras da qualidade. A gestão pela qualidade.
Unidade 2: Os Gurus da Qualidade
Unidade 3: A Gestão pela Qualidade Total – GQT
Gestão pela qualidade total. Os oito princípios da qualidade.
Unidade 4: Produtividade e Qualidade
Produtividade e qualidade. Custos dos desperdícios. Qualidade de produtos e
serviços. Avaliação da conformidade. Indicadores de produtividade e qualidade.
Unidade 5: FMEA e Benchmarking
Método de análise do tipo e efeito de falha (Failure mode and effect analysis –
FMEA). Benchmarking industrial.
Unidade 6: Técnicas e Ferramentas da Qualidade – Parte I
Conceito do ciclo PDCA. A metodologia 5W2H. Coleta de dados. Histograma.
Unidade 7: Técnicas e Ferramentas da Qualidade – Parte II
Análise e gráfico de Pareto. Diagramas de relacionamento. Controle estatístico de processo – CEP. Fluxogramas: Conceitos e mapeamento de processos.
Unidade 8: Técnicas e Ferramentas da Qualidade – Parte III
A matriz GUT de prioridade: gravidade, urgência e tendência. Diagrama de causa e efeito. A técnica do brainstorming ou tempestade de ideias. O brainwriting. Diagrama de árvore.
Unidade 9: Método de Análise e Solução de Problemas – MASP
Unidade 10: Filosofia Seis Sigma
Unidade 11: Produção Enxuta
Unidade 12: Reengenharia, Downsizing, Terceirização e Just In Time – JIT
Unidade 13: Desdobramento da Função Qualidade (Quality Function
Deployment – QFD
Unidade 14: Métodos de Taguchi
Unidade 15: Engenharia de Valor ou Value Engineering – VE
Definições de qualidade. A qualidade e sua história. As eras da qualidade. A gestão pela qualidade.
Unidade 2: Os Gurus da Qualidade
Unidade 3: A Gestão pela Qualidade Total – GQT
Gestão pela qualidade total. Os oito princípios da qualidade.
Unidade 4: Produtividade e Qualidade
Produtividade e qualidade. Custos dos desperdícios. Qualidade de produtos e
serviços. Avaliação da conformidade. Indicadores de produtividade e qualidade.
Unidade 5: FMEA e Benchmarking
Método de análise do tipo e efeito de falha (Failure mode and effect analysis –
FMEA). Benchmarking industrial.
Unidade 6: Técnicas e Ferramentas da Qualidade – Parte I
Conceito do ciclo PDCA. A metodologia 5W2H. Coleta de dados. Histograma.
Unidade 7: Técnicas e Ferramentas da Qualidade – Parte II
Análise e gráfico de Pareto. Diagramas de relacionamento. Controle estatístico de processo – CEP. Fluxogramas: Conceitos e mapeamento de processos.
Unidade 8: Técnicas e Ferramentas da Qualidade – Parte III
A matriz GUT de prioridade: gravidade, urgência e tendência. Diagrama de causa e efeito. A técnica do brainstorming ou tempestade de ideias. O brainwriting. Diagrama de árvore.
Unidade 9: Método de Análise e Solução de Problemas – MASP
Unidade 10: Filosofia Seis Sigma
Unidade 11: Produção Enxuta
Unidade 12: Reengenharia, Downsizing, Terceirização e Just In Time – JIT
Unidade 13: Desdobramento da Função Qualidade (Quality Function
Deployment – QFD
Unidade 14: Métodos de Taguchi
Unidade 15: Engenharia de Valor ou Value Engineering – VE
Objectives
Objetivo Geral:
Proporcionar aos acadêmicos conhecimentos teóricos e práticos referentes à gestão da qualidade na indústriaConteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBARÁ, Saulo (Org). Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação: foco no sistema de gestão da qualidade com base na ISO 9000:2000. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011. 316 p. ISBN 9788573037821. Número de chamada: 658.562 G393p 2.ed. (BCP)
- CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri): o que todo membro da alta administração precisa saber para entrar no terceiro milênio. 4. ed. Nova Lima, MG: INDG Tecnologia e Serviços, 2004. 300 p. ISBN 9788598254159. Número de chamada: 658.562 C198g 4. ed. (BCP)
- MARSHALL JUNIOR, Isnard et al. Gestão da qualidade. 9. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008. 201 p. (Gestão Empresarial). ISBN 9788522506958. Número de chamada: 658.562 G393 9. ed. (BCP)
Bibliografia Complementar:
- CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick
- GEROLAMO, Mateus Cecílio. Gestão da qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 111 p. ISBN 9788522465040. Número de chamada: 658.562 C298g 4.ed. (BCP
- CERQUEIRA, Jorge Pedreira de. Sistemas de gestão integrados: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000 e NBR 16001: conceitos e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010. 2012. 517 p. ISBN 9788573038705. Número de chamada: 658.562 C394sg 2. ed. (BCP) (BL)
- JURAN, J. M. Controle de qualidade. São Paulo: Makron, c1993. 193 p. Número de chamada: 658.562 C764 (BCP)
- JURAN, J. M. Juran na liderança pela qualidade. São Paulo: Pioneira, 1990. 386 p. (Coleção Novos Umbrais). Número de chamada: 658.568 J95j (BCS)