Nome da Atividade
PRÁTICAS DE ATUAÇÃO II
CÓDIGO
05001085
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
Ementa
Atividades práticas de atuação envolvendo improvisação com partituras de ações físicas pré-fixadas e matrizes de movimento. Observação de comportamento, criação de personagens e esquetes teatrais. Criação de cenas a partir de estímulos diversos Intervenções e apresentações de esquetes/cenas/performances nos espaços acadêmicos e/ou da cidade.
Objectives
Objetivo Geral:
- Desenvolver cenas teatrais a partir de estruturas pré-fixadas: textos e situações sociais;- Compreender a noção de situação dramática (personagem, conflito);
- Realizar improvisações a partir de uma estrutura dramática (jogo, ritual, cortejo, dança, etc);
- Desenvolver a capacidade de resolução de “problemas” em cena.
Conteúdo Programático
- Estudo e observação de comportamento. Comportamento restaurado.
- Mimeses e teatralidade.
- O treinamento do ator e a expressividade.
- Criação de esquetes teatrais: os múltiplos elementos constituintes da cena.
Esta disciplina atende à Resolução 62/2018 que estabelece a curricularização da Extensão na UFPel, e está vinculada ao projeto A Cena na Cidade.
- Mimeses e teatralidade.
- O treinamento do ator e a expressividade.
- Criação de esquetes teatrais: os múltiplos elementos constituintes da cena.
Esta disciplina atende à Resolução 62/2018 que estabelece a curricularização da Extensão na UFPel, e está vinculada ao projeto A Cena na Cidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator – dicionário de antropologia teatral. São Paulo: HUCITEC/UNICAMP, 1995.
- BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.
- BURNIER, Luis Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: UNICAMP, 2009.
- FÉRAL, Josette. “Por uma poética da performatividade”, in Sala Preta, Revista de Artes Cênicas. Nº 8, p. 197-210. São Paulo: PPG em Artes Cênicas - ECA/USP, 2008. (disponível em https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57370)
- RYNGAERT, J.P. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
Bibliografia Complementar:
- BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
- FABIÃO, Eleonora. “Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea”. In Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, nº 8, p. 235 a 246. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2008. (disponível em www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373)
- FO, Dario. Manual mínimo do ator. 3. ed. São Paulo: Senac, 2004.
- GROTOWSKI. J. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
- OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1989.