Nome da Atividade
ARTE NAS INFÂNCIAS I
CÓDIGO
17350143
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fundamentos, concepções, autores e teorias em Arte. Arte-Educação e Educação estética. Processos expressivo-criadores e linguagens da Arte. Artes Visuais, Artes Cênicas (Teatro e Dança) e Música. Arte e ensino de arte na infância: pressupostos teóricos.

Objectives

Objetivo Geral:

Estudar os aspectos teóricos da Arte, da Educação Estética e da Arte-Educação. Conhecer os fundamentos legais, históricos, pedagógicos e as principais concepções e teorias. Discutir a indústria cultural e o desenvolvimento expressivo-criador, cognitivo, reflexivo das Artes (Visuais, Cênicas (Teatro e Dança) e Música) na infância.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2011. RICHTER, Sandra. Criança e Pintura. Ação e Paixão do Conhecer. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989. 239 p. (Pensamento e ação no Magistério ; 6).

Bibliografia Complementar:

  • DUARTE Jr., João Francisco. A Montanha e o Videogame. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2011. FERREIRA, Taís; FALKENBACH, Maria. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012 PILLAR, A. D. Desenho e escrita como sistemas de representação. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012. FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine (org.). Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas: Papirus, 2008.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICAS EDUCATIVAS VI Pedagogia (Licenciatura)

Page generated on 2024-12-23 12:46:26 (query took 0.130211s)