Nome da Atividade
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CÓDIGO
17360113
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Características específicas, correntes e tendências da EJA no Brasil. Políticas Públicas de EJA. EJA e práticas não-escolares. Aspectos socioculturais e antropológicos do sujeito da EJA. Concepções metodológicas e planejamento docente para EJA.

Objectives

Objetivo Geral:

Estudar aspectos teórico-metodológicos pautados pela abordagem interdisciplinar, com ênfase na dimensão pedagógica visando a construção do conhecimento voltado para o ensinoaprendizagem de jovens e adultos em contextos escolares e não-escolares, problematizando a relação entre mundo do trabalho, educação de jovens e adultos e escola.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 54 Ed. revista e atualizada. RJ: Paz e Terra, 2014.
  • MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetizar letrando na EJA. Fundamentos teóricos e propostas didáticas. São Paulo: Autêntica, 2010.
  • SOARES, Leôncio. Aprendendo com a diferença: Estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 2011.
  • HADDAD, Sérgio. A EJA em Xeque: Desafios das políticas de educação de jovens e adultos no século XXI. São Paulo: Editora Global, 2014.
  • PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 6.ed. São Paulo: Cortez, 1989.
  • SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de Jovens e Adultos. Teoria e Prática, Petrópolis, Vozes, 2013.

Page generated on 2024-09-07 21:03:12 (query took 0.068063s)