Nome da Atividade
ATENÇÃO FARMACÊUTICA II
CÓDIGO
0160053
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina aborda a prática de atenção farmacêutica a partir de seus construtos teóricos até a sua aplicação prática, por meio de simulados, técnicas de problematizações, discussões de casos e de vivência nos campos de prática. Apresenta e discute as ferramentas empregadas para a condução da atenção farmacêutica de modo articulado à equipe de saúde.
Apresentar e discutir as principais abordagens farmacoterapêuticas aplicadas às doenças mais prevalentes, tendo em vista as particularidades que permeiam a questões étnico- brasileiras.
Apresentar e discutir as principais abordagens farmacoterapêuticas aplicadas às doenças mais prevalentes, tendo em vista as particularidades que permeiam a questões étnico- brasileiras.
Objectives
Objetivo Geral:
Ensinar o processo de seguimento farmacoterapêutico, motivar para a prática da atenção farmacêutica em equipes de saúde, de modo articulado ao processo de humanização da assistência.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LYRA-JR, D.P.; MARQUES, T.C. As Bases para a dispensação racional de medicamentos para farmacêuticos. Pharmabooks, 2012.
- STORPIRTIS, S. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 1 ed. Guanabara Koogan, 2008
- FUCHS, F.D; WANNMACHER L. Farmacologia Clínica - Fundamentos da Terapêutica Racional. Guanabara Koogan, 4 ed., 2010
Bibliografia Complementar:
- BISSON, M.P.; Farmácia Clinica e Atenção Farmacêutica. 2 ed. Barueri:Manole
- BRASIL. Brasil. Ministério da Saúde. O ensino e as pesquisas da atenção farmacêutica no âmbito do SUS. Brasília, 2007.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humanizasus: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008 4. Ed. 72 p. - (Série B. Textos Básicos de Saúde).
- BRASIL. Brasil. Ministério de Ciência e Tecnologia. Relação nacional de medicamentos essenciais: Rename 2010. 7. ed. Brasília Ministério da Saúde, 2010. 286 p.
- CORRER CJ., OTUKI MF. (Orgs.) A Prática Farmacêutica na Farmácia Comunitária. Porto Alegre: Artmed, 2013
- DÁDER MJF, MOÑOZ PA, MARTÍNEZ-MARTINEZ F. Atenção Farmacêutica. Conceitos, processos e casos práticos. Madrid. RCN Editora.2007.
- GUIA PARA A BOA PRESCRIÇÃO MÉDICA. Programa de Ação sobre Medicamentos Essenciais. OMS. 1998. Porto Alegre: Artmed.
- LANCE, L.L., et al. Medicamentos Lexi-Comp Manole: uma fonte abrangente para médicos e profissionais da saúde. Barueri: Manole, 2009
- SANTOS et al. MEDICAMENTOS na prática da farmácia clínica. Porto Alegre: Artmed, 2013
- STEFANI, S.D. Clinica medica: consulta rapida. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.