Nome da Atividade
HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
CÓDIGO
0720187
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudar a cultura africana e a cultura européia e analisar suas convergências e divergências em relação a formação da cultura brasileira. Estudar a contribuição negra a cultura brasileira.

Objectives

Objetivo Geral:

O continente africano e suas culturas. Escravidão no Brasil e suas consequências para a sociedade brasileira. Os afro-descendentes no pós-abolição. A ideologia do branqueamento e da democracia racial. Cultura brasileira. As cotas, os territórios quilombolas e a possibilidade de integração racial no Brasil.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • NABUCO, J. O abolicionismo. Brasília: Ed. UnB, 2003. (Pensadores do Brasil).
  • PEREIRA, E.A. ; DAIBERT JÚNIOR, R. Depois, o atlântico: modos de pensar, crer e narrar na diáspora africana. São Paulo: UFJF, 2010.
  • MOURA, C.A. Diversidade cultural afro-brasileira: ensaios e reflexões. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • MELO, A.L.A, et al. 'Palmas' para o quilombo: processos de territorialidade e etnicidade negra. Santa Maria: UFSM, 2011.
  • ANTOS, I. Colonos e quilombolas: memória fotográfica das colônias africanas de Porto Alegre . Porto Alegre: [s.n.], 2010.
  • SOUZA, A.L., et al. De olho na cultura!: pontos de vista afro-brasileiros . Salvador: Fundação Cultural Palmares, 2005
  • MÜLLER, C.B. Direitos étnicos e territorialização: dimensões da territorialidade em uma comunidade negra gaúcha. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2011
  • HOFBAUER, A. Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
  • PACHECO, J.Q.; SILVA, M.N. O negro na universidade: o direito à inclusão . Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2007.
  • SISS, A.; MONTEIRO, A. Negros, indígenas e educação superior. Rio de Janeiro: Quartet, 2010.
  • BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2010.

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