Nome da Atividade
ICONOGRAFIA
CÓDIGO
0110164
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Disciplina destinada a aprofundar conceitos necessários à análise iconográfica de imagens em diversos períodos da história das artes visuais. Pretende-se considerar e discutir as tradições interpretativas dos objetos portadores de imagem em diversas culturas e períodos. Priorizaremos neste semestre a tradição imagética ocidental, da qual a sociedade contemporânea e as ciências humanas são muitas vezes tributárias.

Objectives

Objetivo Geral:

Aprofundar conceitos necessários ao estudo de imagens em diversos períodos da história das artes visuais. Apresentar e debater os processos de análise (iconográfica) e interpretação (iconológica) de arte figurativa em diferentes circunstâncias.

Conteúdo Programático

Unidade 1. – O signo icônico e os estudos da imagem.

Unidade 2. – Análise iconográfica e interpretação iconológica.

Unidade 3. – O estatuto da imagem em diferentes circunstâncias.

Unidade 4. – Estudos de caso: cotejo de imagens e documentos escritos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, técnica, Linguagem e política (trad.: Maria Luz Moita et alii). Lisboa: Relógio d´Água, 1992. ECO, Humberto. A Estrutura Ausente – introdução à pesquisa semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977. GOMBRICH, Ernest. A História da Arte. 16ª. ed. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos Editora, 1999. 688 p. LEROI-GOUHRAN, André. O Gesto e a Palavra. Lisboa: Edições 70, 1990. PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998. 353 p.

Bibliografia Complementar:

  • ANDRE, C.; JUDD, D.; DE KOONING, W. Against Kandinsky. Hatje Cantz, 2007. BENJAMIN, Walter. Arcades Project. Cambridge (MA): HarvardUniversity Press, 2002. BERENSON, Bernard. Estética e historia en las artes visuales. Cidade do Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1956. CARMONA MUELA, Juan. Iconografia Classica. AKAL EDICIONES, 2008. CARMONA MUELA, Juan. Iconografia Cristiana. AKAL EDICIONES, 2008. COLI, Jorge. Ponto de Fuga. São Paulo: Perspectiva, 2004. GALARD, Jean (ed.) RUPTURES – de la descontinuité dans la vie artistique. Paris: Louvre/ENSBA, 2002. GOETHE, Johann Wolfgang Von. Escritos sobre Arte (tradução de Marco Aurélio Werle). São Paulo: IMESP, 2008. HEGEL, F. A relação do ideal com a natureza – Lições sobre a Estética, parte I, Capítulo 3, A, 2 (tradução de Marco Aurélio Werle). TEXTO INÉDITO. KANDINSKY, Wassily. Gramática da Criação. Lisboa: Edições 70, 2008. KOSSOVITCH, León. O Plástico e o discurso. Revista Discurso no. 7. São Paulo: USP, 1976, p. 111 a 137. KANT, I. Analítica do Belo (crítica do Juízo, parágrafos 1 a 22). Tradução: Rubens R.

Page generated on 2024-12-23 13:12:22 (query took 0.063420s)