Nome da Atividade
L.D.: DOCÊNCIA E LUTA POR RECONHECIMENTO
CÓDIGO
17350283
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo da Teoria do reconhecimento intersubjetivo. Reificação como esquecimento do reconhecimento. Retratos de desrespeito e violência na docência. A vida psíquica de professores: melancolia e ambivalências. Injustiças e educação.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Teoria do reconhecimento intersubjetivo: amor, direito, solidariedade
2. Reificação como esquecimento do reconhecimento
3. Injustiças e educação
4. Retratos de desrespeito e violência na docência: violação, privação de direitos, degradação
5. A vida psíquica de professores: melancolia e ambivalências
2. Reificação como esquecimento do reconhecimento
3. Injustiças e educação
4. Retratos de desrespeito e violência na docência: violação, privação de direitos, degradação
5. A vida psíquica de professores: melancolia e ambivalências
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARROYO, Miguel G. Vidas ameaçadas: exigências-respostas éticas da educação e da docência. Petrópolis/RJ, Vozes, 2019. BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Tradução Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Tradução Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. CAMPELLO, Filipe. Crítica dos afetos. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. CHARLOT, Bernard. Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020. FRASER, Nancy. Justiça interrompida: reflexões críticas sobre a condição “pós-socialista”. Tradução Ana Claudia Lopes e Nathalie Bressiani. São Paulo: Boitempo, 2022. FRASER, Nancy. Capitalismo Canibal. Como nosso sistema está devorando a democracia, o cuidado e o planeta e o que podemos fazer a respeito disso. Tradução Aline Scatola. São Paulo: Autonomia Literária, 2024. FRICKER, Miranda. Injustiça Epistêmica: o poder e a ética do conhecimento. Tradução Breno R. G. Santos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2023. HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução: Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2009. HONNETH, Axel. Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. Tradução: Rúrion Melo. São Paulo: Editora Unesp, 2018.