Nome da Atividade
S.A.: INFÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOANTROPOLÓGICOS
CÓDIGO
17350284
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Infância, memória, educação. Infância e mistificação pedagógica. O lugar da infância na formação de professores. Cuidado e educação das infâncias na interrelação com a (auto)formação docente nas infâncias. A prática pedagógica com crianças.

Objectives

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Infância, memória, educação

2. Infância e mistificação pedagógica

3. O lugar da infância na formação de professores

4. Cuidado e educação das infâncias na interrelação com a (auto)formação docente nas infâncias

5. A prática pedagógica com crianças

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABRAMOWICZ Anete; TEBET, Gabriela Guarnieri de C. (Org). Infância e pós-estruturalismo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2020. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2022. ARROYO, Miguel. Imagens Quebradas. Trajetórias e tempos de alunos e mestres. 8. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014. BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2009. BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: Infância Berlinense: 1900. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella (Org.). Participação e Qualidade em educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Tradução Luiz Ernani Fritoli. Curitiba: Ed. UFPR, 2013. CARREIRO Heloisa Josiele Santos; TAVARES, Maria Tereza Goudard (Orgs). Estudos e pesquisas com o cotidiano da educação das infâncias em periferias urbanas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. GRUSCHKA, Andreas. Frieza burguesa e educação: a frieza como mal-estar moral da cultura burguesa na educação. Campinas: Autores Associados, 2014. LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis/RJ, Vozes, 2007. OLIVEIRA, Zilma Ramos de. (Org.). O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2019. OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; PASCAL, Christine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Tradução Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2019. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François et al. Campinas/SP, Ed. da Unicamp, 2008.

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