Nome da Atividade
L.D.: PHILIPPE MEIRIEU - PENSAMENTO PEDAGÓGICO I
CÓDIGO
17350285
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A Leitura Dirigida analisa a pedagogia de Philippe Meirieu explorando os seguintes tópicos conceituais: discurso sobre a educação e discurso pedagógico; pedagogia como tensão e contradição; memória pedagógica do ensino; momento pedagógico; intelectualização docente; profissionalização dos professores; julgamento pedagógico.

Objectives

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Vida e obra de Philippe Meirieu
2. Discurso sobre educação e discurso pedagógico
2.1. Discurso sobre educação: reflexão crítica sobre sistema educacional, perspectivas filosofico-histórias, ideologias e estruturas de poder
2.2. Discurso pedagógico: prática pedagógica, estratégias educacionais e formação do sujeito
3. Pedagogia como tensão e contradição entre teoria e prática; como obstinação didática e tolerância pedagógica
4. Momento pedagógico: resistência, suspensão, ruptura e risco
5. Memória pedagógica do ensino
6. Intelectualização docente: autonomia, reflexão crítica, compromisso político e ético
7. Profissionalização dos professores e formação do julgamento pedagógico

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIRGIN, A. Entrevista Philippe Meirieu. Revista del IICE, n.30, p.5-16, 2011. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/141/103 MEIRIEU, Philippe. Aprender... Sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998. MEIRIEU, Philippe. Frankenstein Educador. Espanha: Editora Laertes, 1998. MEIRIEU, Philippe. La opción de educar. Ética y Pedagogía. Barcelona: Octaedro, 2002. MEIRIEU, Philippe. A Pedagogia ente o Dizer e o Fazer. A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002. MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e a da sala de aula. O fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005. MEIRIEU, Philippe. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006. MEIRIEU, Philippe. Pedagogía . Necesidad de resistir. Madrid, Editorial Popular, 2018. ZAMBRANO LEAL, A. El Pensamiento pedagógico de Philippe Meirieu: Tres conceptos claves de su momento filosófico. Pedagogía Y Saberes, n.33, p.37-50, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.17227/01212494.33pys37.50 ZAMBRANO LEAL, A. Naturaleza y diferenciación del saber pedagógico y didáctico. Pedagogía Y Saberes, n.50, p.75–84, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17227/pys.num50-9500 ZAMBRANO LEAL, A. Libertad y saber en el discurso pedagógico moderno. Elementos de análisis crítico de un discurso hegemónico. Pedagogía Y Saberes, n. 43, p.29-35, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.17227/01212494.43pys29.35

Page generated on 2025-08-02 00:56:56 (query took 0.145656s)