Nome da Atividade
S.A.: PAULO FREIRE: ESTUDO TEÓRICO-CONCEITUAL DE SUA OBRA
CÓDIGO
17350293
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo teórico-conceitual da obra de Paulo Freire, desde os seguintes temas: diálogo, conscientização, ação/revolução, opressor/oprimido, esperança, educação popular, democracia e outros.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Paulo Freire e a experiência histórica vivida no Brasil: o movimento brasileiro de educação popular; o exílio e o regresso ao Brasil.
2. A contradição opressores/oprimidos.
3. Pressupostos da concepção bancária da educação.
4. A concepção libertadora da educação.
5. Educação e democracia
6. Educação dialógica e teoria da ação antidialógica
7. Educação e esperança: denúncia/anúncio; inédito-viável; ser mais.
2. A contradição opressores/oprimidos.
3. Pressupostos da concepção bancária da educação.
4. A concepção libertadora da educação.
5. Educação e democracia
6. Educação dialógica e teoria da ação antidialógica
7. Educação e esperança: denúncia/anúncio; inédito-viável; ser mais.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. FREIRE, Paulo. Cartas à Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREIRE, Paulo & SHOR, Ira. Medo e ousadia. 5ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. À Sombra desta Mangueira. São Paulo: Olho d'Água, 1995. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
- FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo, Cortez, 2016. FREIRE, Paulo. Política e Educação. 2ed. São Paulo: Cortez, 1995. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 4ed. RJ: Paz e Terra, 1980 FREIRE, Paulo. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Edições Base, 1978. FREIRE, Paulo Freire; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em Educação Popular. Petrópolis: Vozes, 1993. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997. FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo (org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001.