Nome da Atividade
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
CÓDIGO
1320185
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Texto e textualidade: coerência e coesão.

Objectives

Objetivo Geral:

Refletir sobre noções de linguagem, texto e discurso. Desenvolver habilidades de produção de leitura e produção de textos.

Conteúdo Programático

1. Linguagem, texto e discurso
1.1 Variação lingüística.
1.2 Texto e discurso
1.3 Tipos e gêneros de discurso
1.4 Coesão e coerência textual

2. O trabalho com a produção de leitura
2.1 Concepções de leitura
2.2 Estratégias de leitura

3. O trabalho com a produção de textos
3.1 Mecanismos de produção textual
3.2 A escrita do texto acadêmico

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BLINKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1995.
  • CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas,1989.
  • ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1985.
  • FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais São Paulo: Ática, 1995.
  • FAVERO, Leonor Lopes & KOCH, Ingedore. Lingüística textual.- introdução. São Paulo: Cortez Editores, 1983.
  • FLORIN, L. J. & PLATAO, r. Savioli. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.
  • GARCEZ, Lucília H. do Carmo. Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • BLINKSTEIN, I. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1995. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1985. FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Cortez, 1983. GARCEZ, L. H. C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. FÁVERO, L. L. & KOCH, I. Lingüística textual: leitura e redação. São Paulo: Cortez, 1983. FIORIN, L. J. & PLATÃO, F. S. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: ÁTICA, 1990. GARCEZ, L. H. C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001. SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de redacao. São Paulo: Moderna, 1997. 263 p.

Page generated on 2024-12-23 09:05:54 (query took 0.116605s)