Nome da Atividade
SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISAS EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS
CÓDIGO
05001976
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O componente curricular objetiva a articulação das questões teóricas e práticas que se originam nas produções em arte, promovendo tempo e espaço para montagem, observação e reflexão destas contribuindo nos caminhos teórico-metodológicos e práticos, expandindo novas compreensões ao exercitar interlocuções com epistemologias da arte na contemporaneirdade. Enfatizará as relações entre o teórico e o prático ao problematizar as ideias, seus paradigmas, formas de abordagem, montagens, estimulando o campo do discurso artístico também como uma prática, abrindo possibilidades de novas apresentação das pesquisas e possíveis reelaborações.

Objetivos

Objetivo Geral:

Articular aspectos teóricos e práticos dos processos de criação em arte no contexto da produção artística contemporânea.
Refletir criticamente sobre modos de constituição, montagem e apresentação das produções artísticas como parte do processo de pesquisa.
Estimular interlocuções com epistemologias da arte contemporânea, considerando o discurso artístico como prática e como produção de conhecimento.
Contribuir para o aprofundamento teórico-metodológico das pesquisas de doutorado vinculadas aos processos de criação principalmente em poéticas.

Conteúdo Programático

1. Introdução à disciplina;
2. Processos de criação;
3. Exercícios de registro, observação e reflexão sobre o processo;
4. Documentos de trabalho;
5. Escritos de artistas e seus espaços discursivos;
6. Formas de apresentação e leitura das montagens;
7. Exposição pública;
8. Análise das produções por pesquisadores convidados.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRITES, Blanca e TESSLER, Elida. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. (Coleção Visualidades). Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
  • FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecilia (org). Escritos de artistas: 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. [Traduzido por Pedro Süssekind et al].
  • FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo. São Paulo: Iluminuras, 1999.
  • REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 81-95, nov. 1996.
  • SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1998.
  • SOUSA, Ruth. O pesquisador como estrategista: sete propostas estratégicas inspiradas no jogo de xadrez e aplicadas à metodologia da pesquisa em arte. Revista Valise, Porto Alegre, V.1, n.2, ano 1, dezembro de 2011.

Bibliografia Complementar:

  • ZAMBONI, Silvio. O paradigma em arte e ciência. In Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRS, 1993.
  • ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir. Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Revista. Cadernos de Subjetividade, PUC, São Paulo v. 1, n. 2. 1993.
  • PASSERON, R. Da estética à poética. Porto Arte, v. 15. Porto Alegre, 1998.
  • GONÇALVES, Mônica Hoff. Entre um tijolo e um lance de dados: sobre o escrever e escrever teses, instituições e obras de arte. Revista Palíndromo: v.8, n.16, p.110-115, jul/dez 2016.
  • BÉNICHOU, Anne. Esses documentos que são também obras. Tradução Flávio Gonçalves. Revista Valise, Porto Alegre, V.3, n.6, ano 3, dezembro de 2013.

Página gerada em 22/01/2026 13:39:42 (consulta levou 0.072020s)