Nome da Atividade
ENGENHARIA DE QUALIDADE 1
CÓDIGO
0980006
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Conceitos de Qualidade e os especialistas da Qualidade.
Recursos humanos e TQM.
Sistemas de gestão da Qualidade.
Ferramentas da qualidade.
Metodologia e filosofia Seis sigma.
Custos da Qualidade.

Objectives

Objetivo Geral:

O objetivo principal da disciplina é familiarizar os alunos com os conteúdos referentes
à qualidade, abordando os conteúdos preconizados pelos especialistas da área.

Conteúdo Programático

Modulo 1: Conceitos de Qualidade
Conceituação da Qualidade, Especialistas da Qualidade, Evolução da Qualidade,
Dimensões da Qualidade, TQC/TQM. Os recursos humanos e TQM. Programas de
sugestões e Sistemas de Garantia de Qualidade, Círculos de Controle de Qualidade,
Trabalhos em equipes, Os cincos sensos.
Melhorias, metas, método para análise e soluções de problemas: PDCA, Etapas do
PDCA, planos de ação. O Ambiente da Qualidade: implementação e monitoramento.
Modulo 2: Ferramentas da qualidade
Brainstorming; CCQ: Círculos de Controle de Qualidade; Diagrama de causa e efeito;
Diagrama de dispersão; Estratificação; Fluxograma; Folha de verificação; Gráfico de
Pareto; Histograma; Matriz GUT; 5W2H/MASP; Matriz de priorização; Diagrama de
afinidade; Diagrama árvore; Diagrama de matriz; Diagrama de flechas; diagrama de
inter-relacionamento; outras ferramentas.
Modulo 3: Metodologia e filosofia Seis sigma.
Metodologia, filosofia e ferramentas Seis Sigma. Integração entre Lean e Seis Sigma na
qualidade, Lean Seis Sigma Integrado ao PDCA.
Modulo 4: Custos da Qualidade
Custos da má qualidade: conceito de custo da má qualidade, vantagens da avaliação
dos custos da má qualidade, elementos dos custos da má qualidade, interação entre
os custos da má qualidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARVALHO, M.M., PALADINI, E.P. Gestão da Qualidade. Elsevier Campus . 2 Edição,2012.
  • KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. São Paulo: Gente, 1993
  • WERKEMA, C. Ferramentas Estatísticas Basicas do Lean Seis Sigma integradas ao PDCA. Elsevier Campus, 2 Edição, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Editora: INDG Tecnologia e Serviços, 8 Edição, 2004.
  • JURAN, M. J. Controle de qualidade. São Paulo: Makron, 1993.
  • PALADINI, E. P. Gestão de qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2 Edição, 2011.
  • RODRIGUES, M.V. Ações para a Qualidade. Editora Qualitymark , 3 Edição 2010.
  • TOLEDO, J.C., BORRAS, M.A.A., MERGULHÃO, R.C., MENDES, G.H.S. Qualidade – Gestão e Métodos. Editora LTC, 2013.

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