Nome da Atividade
ADM.PLANEJAMENTO EMPRESA AGROPECUÁRIA
CÓDIGO
0180033
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O tema da administração pode ser considerado como um dos pilares da sociedade moderna. Independente de sistema econômico e político, o conhecimento da evolução dos conceitos, processos e funções administrativas é hoje um importante elemento para o incremento da eficiência de todas as atividades humanas, desde a gestão pessoal e familiar, até grandes economias nacionais, passando por empreedimentos públicos e/ou privados, com ou sem finalidade lucrativa.
Para o profissional de agronomia, a disciplina fornece conhecimentos sobre as diferentes funções e processos administrativos nas organizações, sobretudo agrícolas e agroindustriais, qualificando-o a entender a gestão nas suas diferentes áreas.

Objectives

Objetivo Geral:

Apresentar e discutir os conteúdos relacionados a área da administração de forma a melhor qualificar os alunos para o exercício de suas atividades profissionais, buscando uma abordagem sintonizada com as práticas desta área do conhecimento.

Conteúdo Programático

1. Histórico e Evolução da Ciência Administrativa
a. A Importância da Administração
b. História da Administração como Ciência
c. Evolução da Teoria Administrativa

2. Funções e Processos Administrativos
a. Áreas Funcionais e Ambiente Organizacional
i. A Função Produção
ii. A Função Financeira
iii. A Função Marketing
iv. A Função Recursos Humanos
b. Os Processos Administrativos
i. Planejamento
ii. Organização
iii. Direção
iv. Controle

3. Administração da Produção
a. Conceito e aplicações
b. Gestão da Cadeia de Suprimentos
c. Gestão da Qualidade

4. Administração Financeira
a. Conceito e Aplicações
b. Análise Gerencial de Custos
c. Gestão da Informação e Apoio a Decisão
d. Orçamento e Controle de Resultados
e. Análise de Viabilidade Econômica

5. Administração de Recursos Humanos
a. As Pessoas
b. As Pessoas e as Organizações
c. O Sistema de Administração de Recursos Humanos

6. Administração de Maketing
a. Conceito e Aplicações
b. O ambiente de Marketing
c. Etapas do Planejamento de Marketing
d. Análise da situação – PFOA e matriz BCG

7. A Empresa
a. Formas de Propriedade e Associação
b. A Criação e a Expansão da Empresa
c. O Papel Social das Organizações
d. O Futuro da Administração

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BATALHA, Mário. Gestão Agroindustrial: GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais / Coordenador. São Paulo: Atlas, Vol 1 e 2, 1997. Capitulo I – Dos Preços ao Valor. Págs 11 á 39. Capítulos 1, 2, 3, 4, 5 (Págs. 17 á 95); e 10, 11, 12 e 13 (Págs. 153 á 206).
  • ZYLBERSZTAJN, D. & NEVES, M. F. (orgs.) Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2000. Capítulo 18.

Bibliografia Complementar:

  • CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Mc Graw-Hill, Ltda., 1987. (pg 125 - 176).
  • KAWASNICKA, E. L. Introdução a Administração. 4a ed. Rev e Ampl. São Paulo: Atlas, 1990. 238 p.
  • KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
  • PIRES. SILVIO R.I. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management): Conceitos, Estratégias, Práticas e Casos. Ed. Atlas, São Paulo, 2004.
  • SANTOS, G. J.; MARION, J. C. Administração de custos na agropecuária. São Paulo : Atlas, 1993.
  • SIMCHI-LEVI, DAVID; KMINSKY, PHILIP; SINCHI-LEVI, EDITH. Cadeia de Suprimentos: Projeto e Gestão. Porto Alegre: Bookman, 2003, 328 p.

Page generated on 2024-12-23 13:00:04 (query took 0.156244s)