Nome da Atividade
CINEMA
CÓDIGO
0110145
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão do filme como obra autônoma, que articula aspectos que o definem como cultura de massa, arte e indústria, revelando o seu caráter de arte narrativa e arte síntese. Elaboração de sistemas de abordagem do filme, articulando processos que fomentem a investigação das imagens em movimento fílmicas e videográficas, num processo de reeducação do olhar para estas mídias.

Objectives

Objetivo Geral:

Transmitir e construir conhecimentos a cerca do Cinema, enfocando sobre esta Arte, os aspectos relacionados com a sua origem, com a sua história, contemplando suas relações contemporâneas e a sua modernidade.

Conteúdo Programático

Unidade 1. Fundamentos da linguagem,
Unidade 2. Cinema e Arte
Unidade 3. Escolas de Cinema
Unidade 4. Animação
Unidade 5. Videoarte.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AGEL, Henri. Os grandes cineastas. São Paulo: Loyola. 1981.
  • AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993
  • BETTON, Gerald. Estética do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
  • BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo. Brasiliense, 1986, 8 ed.
  • BAZIN, Andre. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
  • CAVALGANTI, Alberto. Filme e realidade. Rio de Janeiro, Artenova, 1977.
  • COSTA, Antonio. Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
  • EISENSTEIN, Serguei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
  • MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988.
  • MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990.

Bibliografia Complementar:

  • AGEL, Henri. Estética do cinema. Cultrix, 1982.
  • AGEL, Henri. O cinema. Porto: Civilização, 1972.
  • AMENGUAL, Barthelemy. Chaves do cinema Rio de Janeiro: Civilização, 1972.
  • BERNADET, Jean-Claude. O autor no cinema. São Paulo: Brasiliense, 1994.
  • CUNHA, João M. dos Santos. A tradução criativa: A hora da estrela do livro ao filme. Pelotas: Ed. Universitária, 1993.
  • ____. Mito e cinema. Pelotas: livraria Mundial, 1993.
  • DELEUZE, Gilles. Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
  • ____. Imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1998.
  • METZ, Christian. A significação do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
  • ____. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EXPRESSAO CENICA II Educação Artística - Lic. Plena - Hab. Desenho (Licenciatura plena)

Page generated on 2024-12-23 13:24:32 (query took 0.118174s)