Nome da Atividade
PREPARAÇÃO DE ATORES
CÓDIGO
1440007
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O trabalho de direção de atores – como dirigir a interpretação dos atores para cinema.
Objectives
Objetivo Geral:
Promover a compreensão dos papéis do diretor e do ator nos processos criativos. Compreender os princípios de interpretação no cinema e sua relação com o teatro e TV.Conteúdo Programático
A construção de um personagem O trabalho do ator e do diretor sobre a personagem.
Especificidades do trabalho do ator no Cinema e na TV.
Técnicas de direção de atores.
Prática em direção de atores.
Especificidades do trabalho do ator no Cinema e na TV.
Técnicas de direção de atores.
Prática em direção de atores.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GERBASE, Carlos. Direção de Atores. Porto Alegre:Artes e Ofícios, 2003. Número de Chamada: 791.430233 G361d / 2.ed. (BCS) BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002. Número de Chamada: 792 B713a 2.ed. (BCS) BOLELAVSKY, Richard. A formação do ator. Rio de Janeiro: Páginas, 1956. Número de Chamada: 792 B688f (BCS) LUMET, Sidney. Fazendo Filmes. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. Número de Chamada: 791.430232 L957f (BCS) OIDA, Yoshi. Um ator errante. São Paulo: Beca, 1999. Número de Chamada: 927.92 O391a (BCS)
Bibliografia Complementar:
- BROOK, Peter. O ponto de mudança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. ISBN: 8520002021 MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo:Brasiliense, 1990. Número de Chamada: 791.43014 M379l (BCS) PUDOVKIN, V. I. Diretor e Ator no Cinema. São Paulo: Agência RABIGER, Michael. Direção de cinema – técnicas e estética. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. ______. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.