Nome da Atividade
				ENSINO DA LITERATURA
				CÓDIGO
				1320426
				Carga Horária
				85 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
			Ementa
Abordagens críticas e metodológicas para o ensino da leitura e da literatura no ensino fundamental, no ensino médio e de terceiro grau. Constituição de repertório para uma política de leitura.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Propiciar ao aluno a discussão crítica sobre metodologias do ensino e de aprendizagem da leitura e da literatura; propiciar a ampliação de repertório específico.Conteúdo Programático
1. A aquisição da leitura, o sujeito leitor, percepção e cognição da leitura. 
2. A leitura: processos e práticas na história; suportes de escrituras e uma história de leituras.
3. A literatura e a recepção da literatura.
4. O texto literário infanto-juvenil e o cânone.
					2. A leitura: processos e práticas na história; suportes de escrituras e uma história de leituras.
3. A literatura e a recepção da literatura.
4. O texto literário infanto-juvenil e o cânone.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor; alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
 - COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria; análise; didática. São Paulo: Ática, 1991.
 - ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo, Editora 34. v.1: 1996. 192 p.; v.2: 1999.
 
Bibliografia Complementar:
- JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo, Ed. UNESP, 2002.
 - KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes Ed., 2000.
 - MICHELETTI, Guaraciaba (org.)Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. São Paulo: Cortez, 2000.
 - SOUZA, Solange Jobim. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas: Papirus Editorial, 1994.
 - ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.