Nome da Atividade
SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL
CÓDIGO
1320321
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Análise das interações linguísticas na escola.
Objectives
Objetivo Geral:
Oferecer aos alunos condições que lhes permitam:• compreender a importância da Sociolinguística como elemento de valorização do aluno, de seu dialeto materno e de seu meio cultural.
• compreender como a sociolinguística pode auxiliar no ensino de língua.
Conteúdo Programático
• Unidade 1: Revisão de conceitos sociolinguísticos aplicáveis à educação - O aprimoramento Linguístico e intelectual e sua relação com o dialeto materno; Linguagem como meio de sobrevivência e sua relação com a identidade linguística e com as atitudes linguísticas; Preconceito linguístico e sua relação com a repetência e a evasão escolar.
• Unidade 2: Relação entre dialeto e comunidade - Papel internacional da linguagem em sala de aula; Orientação linguística da comunidade; Atitudes linguísticas nas escolas locais; Grupos sociais e grupos linguísticos na comunidade.
• Unidade 3: Perspectivas educacionais da sociolinguística - O Conceito de Competência Comunicativa; O Currículo Bidialetal: etnografia da sala de aula; descrição das estratégias linguísticas dos alunos; análise sociolinguística quantitativa dos traços linguísticos usados por professores e alunos; A Pedagogia Culturalmente Sensível; Propostas de objetivos e conteúdos linguísticos para o ensino da língua materna.
• Unidade 4: Estudo de material didático - Itens a considerar: adequação à valorização das diferenças dialetais, culturais, étnico-raciais etc. dos alunos; adequação às condições sociais da comunidade; adequação às reais necessidades linguísticas dos alunos; aptidão a priorizar o ensino de língua escrita padrão (LEP) através da leitura, o ensino da(s) variedade(s) prestigiada(s) na comunidade através da exposição a situações formais; aptidão a discutir a importância da manutenção de todas as variedades dialetais, ainda que estigmatizadas, para a preservação da identidade e da autoestima; Catalogação e produção de material escrito em outros registros, que não LEP (e.g., cartas a amigos).
• Unidade 2: Relação entre dialeto e comunidade - Papel internacional da linguagem em sala de aula; Orientação linguística da comunidade; Atitudes linguísticas nas escolas locais; Grupos sociais e grupos linguísticos na comunidade.
• Unidade 3: Perspectivas educacionais da sociolinguística - O Conceito de Competência Comunicativa; O Currículo Bidialetal: etnografia da sala de aula; descrição das estratégias linguísticas dos alunos; análise sociolinguística quantitativa dos traços linguísticos usados por professores e alunos; A Pedagogia Culturalmente Sensível; Propostas de objetivos e conteúdos linguísticos para o ensino da língua materna.
• Unidade 4: Estudo de material didático - Itens a considerar: adequação à valorização das diferenças dialetais, culturais, étnico-raciais etc. dos alunos; adequação às condições sociais da comunidade; adequação às reais necessidades linguísticas dos alunos; aptidão a priorizar o ensino de língua escrita padrão (LEP) através da leitura, o ensino da(s) variedade(s) prestigiada(s) na comunidade através da exposição a situações formais; aptidão a discutir a importância da manutenção de todas as variedades dialetais, ainda que estigmatizadas, para a preservação da identidade e da autoestima; Catalogação e produção de material escrito em outros registros, que não LEP (e.g., cartas a amigos).
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AMARAL, L. I. C. do & BORGES, P. R. S. Sociolingüística educacional: confluência e defluência. Pelotas, Caderno de Letras, n. 12, 2006.
- ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2004.
- BAGNO, M. Português ou brasileiro: um convite à pesquisa. São Paulo, Parábola, 2004.
- ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
Bibliografia Complementar:
- BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
- GUEDES, P. C. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola, 2006.
- MATTOS e SILVA, R. V. O português são dois...: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.
- BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolingüística e educação. São Paulo: Parábola, 2005