Nome da Atividade
TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA
CÓDIGO
1320002
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A leitura de textos verbais e não verbais como fenômeno de língua e de linguagem.
Objectives
Objetivo Geral:
Oportunizar ao aluno condições que lhe permitam:• desenvolver uma prática reflexiva sobre a natureza, estrutura e funcionamento da língua e da linguagem, para que ele possa obter um bom desempenho de leitura, frente a diferentes textualidades;
• lidar com uma diversidade de gêneros, tipologias e estilos discursivos, sob o ponto de vista de teorias linguísticas e literárias, com o intuito de proporcionar uma reflexão teórica acerca dos elementos constitutivos da linguagem.
Conteúdo Programático
1. Língua e linguagem.
2. Teorias da comunicação e da linguagem: discurso, estilo, subjetividade, ideologia, e intertextualidades.
3. Gêneros, estilos e variações linguísticas.
4. Elementos de linguagem literária.
5. O valor estilístico na linguagem literária: prosa.
6. O valor estilístico na linguagem literária: poesia.
2. Teorias da comunicação e da linguagem: discurso, estilo, subjetividade, ideologia, e intertextualidades.
3. Gêneros, estilos e variações linguísticas.
4. Elementos de linguagem literária.
5. O valor estilístico na linguagem literária: prosa.
6. O valor estilístico na linguagem literária: poesia.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ISER, Wolfgang. O ato da leitura. São Paulo: Editora 34, 1999.
- KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Pontes, 1998.
- MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. São Paulo: Ed. Contexto, 2006
Bibliografia Complementar:
- BAZERMAN, C., DIONISIO, A. e HOFFNAGEL, J. C. (orgs.) Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.
- KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
- MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de linguística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
- MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1988.
- ORLANDI, Eni P. e LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. Discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes, 2006.