Nome da Atividade
ATELIÊ DE ESCULTURA I
CÓDIGO
0110222
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A articulação do espaço na escultura ocidental do renascimento ao impressionismo. Produção individual de enfoque específico.
Objectives
Objetivo Geral:
Apresentar e discutir as questões próprias à escultura, no período compreendido, articulado com a produção atualIdentificar relações espaciais, compreender alterações no uso das técnicas e materiais
Reconhecer na contemporaneidade aspectos que remontam a tradição histórica do pensamento escultórico
Incentivar a prática tridimensional a partir de interesses individuais
Fortalecer a compreensão do processo produtivo, visando um trabalho coerente e bem articulado, intenção e adequação.
Conteúdo Programático
Elementos Formadores
Procedimentos: fundição, entalhe, modelagem, construção, apropriação, estratégias.
Materiais: qualidades estruturais, resistência, maleabilidade e coerência, qualidades plásticas, cores, texturas e propriedades da superfície.
Dimensão: relações de proporção com objetos, corpos, espaço e paisagem.
Disposição: objeto, ambiente e escultura e espaço público
Configuração: síntese, representação e apresentação, corpo e objeto, formas abertas e fechadas, estáticas e móveis, ritmo , tensão e equilíbrio.
Procedimentos: fundição, entalhe, modelagem, construção, apropriação, estratégias.
Materiais: qualidades estruturais, resistência, maleabilidade e coerência, qualidades plásticas, cores, texturas e propriedades da superfície.
Dimensão: relações de proporção com objetos, corpos, espaço e paisagem.
Disposição: objeto, ambiente e escultura e espaço público
Configuração: síntese, representação e apresentação, corpo e objeto, formas abertas e fechadas, estáticas e móveis, ritmo , tensão e equilíbrio.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Cia das Letras 1993.
- BACHELARD, G. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
- GROSMAN, M. Do ponto de vista a dimensionalidade. IN: Revista Íten no. 03, RJ. 1996.
- TUCKER. W.A. A linguagem da Escultura. São Paulo: Cosac & Naify,1999.
- WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes , 1989.
- ZANINI, W. Tendências da Escultura Moderna. São Paulo: Cultrix, 1971.
Bibliografia Complementar:
- BACHELAR, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
- BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1989.
- BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes,1989.
- CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987.
- DUARTE, Fabio. Crise das matrizes espaciais. São Paulo: Perspectiva, 2002.
- SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP, 2002.