Nome da Atividade
PLANTAS DE LAVOURA I
CÓDIGO
01210030
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Cereais e outros cultivos anuais, origem e importância socioeconômica, morfologia e
desenvolvimento, ecofisiologia, época de semeadura, cultivares, manejo da área, sistemas de semeadura, estabelecimento e manejo da lavoura, influência de técnicas de manejo sobre o crescimento, desenvolvimento e rendimento dos cultivos, colheita e utilização, sistemas de cultivo.

Objectives

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para o entendimento das técnicas de manejo para a produção de plantas de lavoura, com base na integração de conhecimentos de morfologia, anatomia, ecofisiologia, melhoramento de plantas e manejo do solo, tendo em vista a harmonia com os ecossistemas e a adequação à condição socioeconômica e cultural do produtor.

Conteúdo Programático

Culturas Estudadas –
milho, arroz irrigado, cereais de inverno (trigo, aveia, cevada, centeio, triticale), sorgo, cana-deaçúcar,
O programa abrangerá os seguintes pontos para cada cultura:
Introdução
Origem, histórico, importância socioeconômica, formas de utilização das espécies.
Morfologia, Crescimento e Desenvolvimento
Morfologia e anatomia de semente, plântula, órgãos vegetativos e reprodutivos; estádios de desenvolvimento: semeadura-emergência, vegetativo, reprodutivo e maturação e práticas de manejo associadas a cada estádio.
Ecofisiologia
Exigências hídricas, térmicas e fotoperiódicas; zoneamento agroclimático; efeitos dos fatores ambientais e fisiológicos sobre o crescimento, desenvolvimento e rendimento dos cultivos; resposta da planta a condições de estresse ambientais; nutrição mineral e seus efeitos no acúmulo de matéria seca e outros processos fisiológicos da planta.
Época de semeadura
Critérios de escolha; interação entre época de semeadura, cultivares, características agronômicas das plantas e produtividade; recomendações de épocas de semeadura.
Cultivares
Características agronômicas; obtenção de novas cultivares; critérios para escolha; regionalização, recomendação e proteção de cultivares.
Estabelecimento da lavoura
Critérios para a escolha da área; preparo do solo; práticas de semeadura e de propagação vegetativa; qualidade de semente; densidade de semeadura; arranjo de planta; profundidade de semeadura; sistemas de semeadura e estabelecimento; qualidade de sementes; tratamento de sementes; obtenção preservação e tratamento de materiais vegetativos para propagação.
Manejo da lavoura
Plantas daninhas, pragas, doenças e seus controles; irrigação e drenagem; adubação nitrogenada em cobertura; influência de técnicas de manejo sobre o crescimento, desenvolvimento e rendimento dos cultivos; manejo da lavoura para produção de grãos e para produção de sementes; práticas de colheita.
Manejo do solo e nutrição de plantas
Manejo do solo em sistemas conservacionistas; nutrição mineral; exigências nutricionais; adubação e calagem; manejo da fertilidade do solo.
Sistemas de cultivo
Consorciação, sucessão e rotação de culturas; sistemas de manejo do solo; semeadura direta; cultivo convencional; propagação vegetativa; produção de mudas; O planejamento da lavoura ao longo do tempo.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MUNDSTOCK, Claudio Mario. Planejamento e manejo integrado da lavoura de trigo. Porto Alegre: [s.n.], 1998. 227 p. SANTOS, Henrique Pereira dos; FONTANELI, Renato Serena; SPERA, Silvio Tulio. Sistema de produção para milho, sob plantio direto. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2007. 344 p. PESKE, S.T.; SCHUCH, L.O.B.; BARROS, A.C.S.A. Produção de arroz irrigado. 3. ed. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2004. 623p.

Bibliografia Complementar:

  • BULL, Leonardo Thedoro. Cultura do milho: fatores que afetam a produtividade. Piracicaba: POTAFOS, 1993. 301 p. COMISSÃO BRASILEIRA DE PESQUISA DE AVEIA. Indicações Técnicas para cultura da aveia. Guarapuava: Fundação agrária de Pesquisa Agropecuária, 2006. 82p. ORLANDO FILHO, Jose Nutrição e adubação da cana-de-açúcar no Brasil. Piracicaba: Instituto do açúcar e do Álcool, 1983. 368 p. SANTOS, Henrique Pereira dos; FONTANELI, Renato Serena. Cereais de inverno de duplo propósito para a integração lavoura-pecuária no sul do Brasil: Henrique Pereira dos Santos; Renato Serena Fontaneli. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2006. 104 p. TAIZ, Lincoln; ZEIGER, Eduardo. Fisiologia vegetal. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 918 p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 50 18 Agronomia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
MATEUS DA SILVEIRA PASA
Professor responsável pela turma

TIAGO PEDO
Professor Regente

ANDRÉIA DA SILVA ALMEIDA
Professor Regente

M2 2024 / 2 50 14 Agronomia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
MATEUS DA SILVEIRA PASA
Professor responsável pela turma

TIAGO PEDO
Professor Regente

ANDRÉIA DA SILVA ALMEIDA
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SISTEMA DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA Agronomia (Bacharelado)

Page generated on 2024-11-23 05:49:23 (query took 0.132734s)