Nome da Atividade
ANÁLISE DE ALIMENTOS POR CROMATOGRAFIA, ELETROFORESE CAPILAR E ESPECTROMETRIA DE MASSAS
CÓDIGO
01220051
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Proporcionar informações teóricas e conhecimento prático em cromatografia a líquido (papel, camada delgada, coluna aberta e de alta eficiência), a gás e em eletroforese capilar, evidenciando os princípios de separação dos compostos, a instrumentação e a aplicação das técnicas em análise de alimentos e bebidas, como determinação de compostos fenólicos, lipídios, pigmentos, vitaminas, micotoxinas, aditivos, defensivos agrícolas e compostos voláteis. Tem-se o objetivo de desenvolver uma análise crítica sobre a implementação de métodos quali e/ou quantitativos para análises de alimentos, especialmente voltada ao desenvolvimento de pesquisas em ciência de alimentos e inovação tecnológica (nos campos do desenvolvimento e caracterização de novos produtos).

Objectives

Objetivo Geral:

Capacitar alunos de pós-graduação em (1) Métodos Clássicos (Cromatografia em papel, camada delgada, coluna aberta); (2) Métodos Instrumentais (Cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia a gás, eletroforese capilar); e (3) Espectrometria de Massas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ANÁLISE DE ALIMENTOS POR CROMATOGRAFIA, ELETROFORESE CAPILAR E ESPECTROMETRIA DE MASSAS Ciência e Tecnologia de Alimentos (Mestrado acadêmico)
ANÁLISE DE ALIMENTOS POR CROMATOGRAFIA, ELETROFORESE CAPILAR E ESPECTROMETRIA DE MASSAS Ciência e Tecnologia de Alimentos (Doutorado)

Page generated on 2025-07-25 14:54:11 (query took 0.132973s)