Nome da Atividade
ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS
CÓDIGO
01220061
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Importância e aplicação. Percepção e fisiologia dos sentidos. Branding sensorial. Neurociência. Condições, Normas e Procedimentos para avaliação sensorial: laboratório, recrutamento, seleção e treinamento de painel sensorial. Métodos e características multissensoriais. Sensometria.
Objectives
Objetivo Geral:
Estudar a percepção e fisiologia dos sentidos. Branding sensorial. Neurociência. Condições, Normas e Procedimentos para avaliação sensorial: laboratório, recrutamento, seleção e treinamento de painel sensorial. Métodos e características multissensoriais. Sensometria.Conteúdo Programático
Unidade I – Introdução ao estudo da Análise Sensorial
1.1 Definição
1.2 Aplicações
1.3 Avanços em Análise Sensorial
1.4 Futuro de Análise Sensorial
Unidade II – Percepção e fisiologia dos sentidos
2.1 Estruturas receptoras dos sentidos humanos
2.2 Estímulos e respostas
2.3 Fatores que influenciam nas percepções
2.4 Órgãos químicos e compostos ativadores
Unidade III – Condições para os testes sensoriais
3.1 Laboratório de testes, utensílios e equipamentos
3.2 Amostra: cálculo de quantidade e seu preparo
3.3 Seleção e treinamento de equipe sensorial
3.4 Treinamento de equipe: testes para treinamentos (gostos, odor, textura, cores)
Unidade IV – Métodos, características multissensoriais e branding sensorial
4.1 Métodos discriminativos: sensibilidade e diferença
4.2 Metodologia clássica de descrição: perfis e caracterização
4.3 Métodos afetivos: qualitativos e quantitativos: pesquisas de opinião e satisfação do consumidor, novas tendências de caracterização: perfil rápido, percepção baseada em similaridades e diferenças, posicionamento sensorial e testes de preferência, aceitação, do ideal
4.4 Tipos de escalas
4.5 Métodos de neurociência sensorial
Unidade V – Sensometria
5.1 Análise de dados
5.2 Computação de dados em Software estatístico
5.2 Aplicação de estatística paramétrica e não paramétrica
5.3 Avaliação Anova, comparação de médias, multivariadas e correlações
5.4 Interpretação de resultados tabular e gráfica
1.1 Definição
1.2 Aplicações
1.3 Avanços em Análise Sensorial
1.4 Futuro de Análise Sensorial
Unidade II – Percepção e fisiologia dos sentidos
2.1 Estruturas receptoras dos sentidos humanos
2.2 Estímulos e respostas
2.3 Fatores que influenciam nas percepções
2.4 Órgãos químicos e compostos ativadores
Unidade III – Condições para os testes sensoriais
3.1 Laboratório de testes, utensílios e equipamentos
3.2 Amostra: cálculo de quantidade e seu preparo
3.3 Seleção e treinamento de equipe sensorial
3.4 Treinamento de equipe: testes para treinamentos (gostos, odor, textura, cores)
Unidade IV – Métodos, características multissensoriais e branding sensorial
4.1 Métodos discriminativos: sensibilidade e diferença
4.2 Metodologia clássica de descrição: perfis e caracterização
4.3 Métodos afetivos: qualitativos e quantitativos: pesquisas de opinião e satisfação do consumidor, novas tendências de caracterização: perfil rápido, percepção baseada em similaridades e diferenças, posicionamento sensorial e testes de preferência, aceitação, do ideal
4.4 Tipos de escalas
4.5 Métodos de neurociência sensorial
Unidade V – Sensometria
5.1 Análise de dados
5.2 Computação de dados em Software estatístico
5.2 Aplicação de estatística paramétrica e não paramétrica
5.3 Avaliação Anova, comparação de médias, multivariadas e correlações
5.4 Interpretação de resultados tabular e gráfica
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS | Ciência e Tecnologia de Alimentos (Mestrado acadêmico) |
ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS | Ciência e Tecnologia de Alimentos (Doutorado) |