Nome da Atividade
FOTOGRAFIA
CÓDIGO
05000007
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Revisão histórica da imagem fotográfica e a conquista da condição da imagem autônoma. Estudo teórico da evolução dos meios técnicos de origem fotoquímica. Estudo e prática dos equipamentos fotográficos- 35mm. Estudo e prática dos processos laboratoriais da fotografia P&B.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo geral
1. Conhecer o panorama da história da fotografia do seu surgimento à contemporaneidade, dos primeiros processos do Séc. XIX à era digital.
2. Conceituar e relacionar as intersecções entre fotografia, arte e design.
3. Experienciar a criação de imagens através do meio fotográfico.

Objetivos específicos
1. Analisar a imagem fotográfica como registro da realidade, como documento e
recriação interpretativa do universo visual.
2. Relacionar o processo de desenvolvimento histórico da imagem fotográfica com os
principais movimentos artísticos do Séc. XIX e XX.
3. Experienciar o potencial do registro fotográfico P&B como meio de criação.
4. Relacionar a fotografia com o imaginário visual contemporâneo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1980. BUSSELLE, Michael. Tudo sobre fotografia. São Paulo: Círculo do Livro, 1977. FOTOGRAFIA - Manual completo de arte e técnica. São Paulo: Abril Cultural, 1980. HACKING, Juliet. Tudo sobre fotografia. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2012. HEDGECOE, John. Curso de Fotografia. São Paulo: Círculo do Livro, 1980. HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes, 1996. HOLLIS, Richard. Design Gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. HOPPE, Altair. Fotografia digital sem mistérios. Santa Catarina, Photos. 2006. LANGFORD, Michael. Manual de laboratório (técnicas e equipamentos). São Paulo: Círculo do Livro, 1981. LIMA, Ivan. A Fotografia é sua linguagem. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo. 1988. Coleção Antes, aqui e além. MEGGS, Philip; PURVIS, Alston W. História do Design Gráfico. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • BENJAMIM, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasilense, p.1994 CALDER, Julian; GARRETT, John. Manual de fotografia 35mm. São Paulo: Círculo do Livro, 1979. CARDOSO, Rafael. A imagem e a fotografia. In: Uma introdução à história do design. Edgard Blücher, 2000. p. 58-61. CARROLL, Henry. Leia isto se quer tirar fotos incríveis. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. São Paulo: Papirus, 2003. FLUSSER, Vllém. Filosofia da caixa preta.São Paulo:HUCITEC,1985. GAUNT, Leonard. Fotografia com bom senso. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint, 1980. FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Volume 1. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Volume 2. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. FABRIS, Annateresa. A captação do movimento: do instantâneo ao fotodinamismo. ARS: revista do departamento de artes plásticas ECA USP. São Paulo: Editora 34, 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2013. FONTCUBERTA, Joan. Estética Fotográfica. Editorial Gustavo Gigli SA, Barcelona, 2003. KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000. --------------.Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989. LAHAM, Rogério Ferreira; LOPES, Dirce Vasconcellos. A premeditação da mensagem na fotografia publicitária. Discursos Fotográficos. Londrina/PR: UEL, 2005. v.1, p.115-139. LANGFORD, Michael. Fotografia Básica. Lisboa: Dinalivros, 2000. MARTINS, Luiz Renato.“O debate entre construtivismo e produtivismo segundo Nicolai Tarabukin” In: Revista da Escola de Comunicação e Artes. São Paulo: USP. p. 57-71, 2003. MICHELON, F.F.; BORGES, B.N. Procedimentos básicos em laboratório preto e branco. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária/UFPEL, 2004.
  • NÓBREGA, Vanessa Kátia de Medeiros. Espaço Imaginário: a construção da fotografia surrealista . Disponível em: . Acesso 10 ago. 2013 SERÉN, Maria do Carmo. Metáforas do Sentir Fotográfico. Porto: Centro Português de Fotografia, 2002. SONTAG, Susan. Ensaios sobre a Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. SOUGEZ, Marie Loup. História da Fotografia. Lisboa: Dinalivro, 2001.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 15 15 Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
PAULA GARCIA LIMA
Professor responsável pela turma

M2 2024 / 2 15 11 Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
PAULA GARCIA LIMA
Professor responsável pela turma

M4 2024 / 2 30 29 Cinema de Animação (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
ALEXANDRE SEVERO MASOTTI
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FOTOGRAFIA Design Gráfico (Bacharelado)
FOTOGRAFIA Design Digital (Bacharelado)
FOTOGRAFIA Cinema e Audiovisual (Bacharelado)
FOTOGRAFIA Cinema de Animação (Bacharelado)

Page generated on 2024-12-23 00:14:17 (query took 0.264620s)