Nome da Atividade
AGENCIAMENTO PROFISSIONAL
CÓDIGO
05000033
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Campo de atuação do designer. Mecanismos de inserção no mercado de trabalho. Registro e documentação na atividade profissional.

Objectives

Objetivo Geral:

Geral:
Promover a aproximação entre o futuro profissional do design e o mercado de trabalho, estimulando o conhecimento da área, o reconhecimento da profissão e a instrumentalização do futuro profissional.
Específicos:
• Analisar e discutir o mercado de trabalho;
• Refletir acerca dos mecanismos e caminhos de inserção no mercado de trabalho;
• Instrumentalizar o aluno quanto aos seus direitos e deveres;
• Preparar o aluno no que diz respeito à sua apresentação;
• Estudar de forma panorâmica, o ensino, as representações e a prática do profissional do design;
• Preparar o aluno quanto à metodologia de apresentação de trabalhos (plano de aula).

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BELTRÃO, André. Manual do freela: quanto custa meu design? gestão financeira para freelancers. Rio de Janeiro: 2AB, 2010. Número de chamada: 745.4 B453m (BCS) BRAGA, Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: SENAC São Paulo, 2011. Número de chamada: 741.6023 P214 (BCS). 8 exemplares DESIGN gráfico caso a caso: como designer faz design. São Paulo: ADG, 2000. 104 p. Número de chamada: 745 D457 (BCS) 1 exemplar MOZOTA, Brigitte B. de. Gestão do design. Porto Alegre Bookman 2011 recurso online BORJA DE MOZOTA, Brigitte; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011. Número de chamada: 745.2 M939g (BCS) SILVEIRA, Newton. Direito de autor no design. 2. São Paulo Saraiva 2012 recurso online STRUNK, Gilberto. Viver de design. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2000. Número de chamada: 745.2 S927v 2.ed. (BCS) VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca fo ]: design gráfico. 4.ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2001. 75 p. (Serie Design). Número de chamada: 745.2 V726q 4 4.ed. (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • ADG. ABC da ADG. Glossário de termos e verbetes utilizados em Design Gráfico. Sao Paulo: ADG, ̃ 1998. ASSOCIAÇÃO DOS DESIGNERS GRÁFICOS. Kit prática profissional do designer gráfico. São Paulo: ADG, 1998. ADG. Boletim da Associaçao dos Designers Gráficos, n. ̃ 18. São Paulo: ADG, 1999. ADG. O valor do design. Guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: Ed. Senac São Paulo; ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos, 2010. ADG. Video do C ́ ódigo de Ética Profissional do Designer Gráfico – ADG. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2012. CUNHA, Frederico C. A Proteçao Legal do Design: Propriedade Industrial. Rio de ̃ Janeiro: Lucerna, 2000. NEPOMUCENO, Carlos. Em busca do contrato perfeito 6: como cobrar. 2008. In: webinsider. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2012 OLIVEIRA, Sylvio de. Guia de informaçao sobre design. Rio de Janeiro: ̃ 2AB, 2003. PIQUEIRA, Gustavo. Morte aos Papagaios. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2024 / 1 24 17 Design Digital (Bacharelado)
Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
AGENCIAMENTO PROFISSIONAL Design Gráfico (Bacharelado)
AGENCIAMENTO PROFISSIONAL Design Digital (Bacharelado)
AGENCIAMENTO PROFISSIONAL Cinema de Animação (Bacharelado)

Page generated on 2024-10-15 15:51:18 (query took 0.131120s)