Nome da Atividade
IMAGEM DIGITAL II
CÓDIGO
05000052
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudos sobre a imagem digital em movimento a partir das competências necessárias ao realizador audiovisual.
Contato prático com as principais ferramentas para as imagens digitais em movimento.
Contato prático com as principais ferramentas para as imagens digitais em movimento.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Permitir acesso a repertórios técnicos e estéticos com relação as imagens digitais em movimento a partir de seu pensamento como imagens técnicas e suporte para o audiovisual.
Objetivos Específicos:
Fazer com que os estudantes possam tomar contato com os conhecimentos básicos da prática das imagens em movimento;
Permitir, de forma básica, o pensamento do fílmico a partir das inter-relações entre diversos suportes de produção de imagens de câmera, gráficas e animadas;
Fornecer repertórios técnicos e estéticos para a prática da linguagem audiovisual;
Conteúdo Programático
Unidade 1 – Teoria e prática da imagem digital em movimento
1.1 Diferentes suportes em um mesmo corpo fílmico/audiovisual
1.2 Como trabalhar com diferentes formatos de vídeo digital
1.3 Estética videográfica: transparência, janelas e recortes
1.4 Uso de máscaras para a composição audiovisual
1.5 Estética videográfica: incrustação e perda da imanência do real
1.6 Utilização de vídeo com keying no audiovisual
1.7 Metalepsis e as fronteiras entre imagens de diferentes origens
1.8 Elementos gráficos e a sugestão/desejo de movimento
1.9 Timing e elementos gráficos no audiovisual: aplicação no motion design
Unidade 2 - Introdução à Montagem
2.1 Tempo, espaço e movimento criados pela montagem cinematográfica
2.2 Espaço geográfico no objeto fílmico
2.3 Tempo diegético no objeto fílmico
1.1 Diferentes suportes em um mesmo corpo fílmico/audiovisual
1.2 Como trabalhar com diferentes formatos de vídeo digital
1.3 Estética videográfica: transparência, janelas e recortes
1.4 Uso de máscaras para a composição audiovisual
1.5 Estética videográfica: incrustação e perda da imanência do real
1.6 Utilização de vídeo com keying no audiovisual
1.7 Metalepsis e as fronteiras entre imagens de diferentes origens
1.8 Elementos gráficos e a sugestão/desejo de movimento
1.9 Timing e elementos gráficos no audiovisual: aplicação no motion design
Unidade 2 - Introdução à Montagem
2.1 Tempo, espaço e movimento criados pela montagem cinematográfica
2.2 Espaço geográfico no objeto fílmico
2.3 Tempo diegético no objeto fílmico
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: R 791.4303 A925d 5.ed. (BCS) 3 exemplares.
- DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. 2.ed. São Paulo: Cosacnaify, 2011. Número de chamada: 791.43 D816c 2011 (BCS). 3 exemplares.
- MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: 791.4309 M149p 6.ed. (BCS). 3 exemplares.
Bibliografia Complementar:
- AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Campinas: Papirus, 2011.
- FURNISS, Maureen. The animation bible: a practical guide to the art of animating, from flipbooks to flash. Nova York: Abrams, 2008.
- KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. Lisboa: Edicoes 70, 1987.
- KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre plano: contribuição a análise dos elementos da pintura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- KRASNER, Jon. Motion graphic design: applied history and aesthetics. Amsterdam: Elsevier, 2008.
- LUPTON, Ellen; MILLER, J. Abbott (Org.). ABC da Bauhaus: a Bauhaus e a teoria do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
- LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
- LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
- PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2011.
- SILVA, João Guilherme Barone Reis e. Cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90: comunicação e indústria audiovisual . Porto Alegre: Sulina, 2009.
- WHEELER, Paul. High definition cinematography. 3rd ed. Boston: Elsevier, 2009.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 1 | 24 | 21 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
Cilene Estol Cardoso Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
IMAGEM DIGITAL II | Design Gráfico (Bacharelado) |
IMAGEM DIGITAL II | Design Digital (Bacharelado) |