Nome da Atividade
DESIGN E CULTURA
CÓDIGO
05000054
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Reflexão sociológica e antropológica acerca da cultura como prática social. Imbricação das dinâmicas sociais com as demandas projetuais do design.
Objectives
Objetivo Geral:
Contribuir para a formação integral do futuro profissional com a apresentação e discussão das relações entre comunicação/design e cultura no contemporâneo.Conteúdo Programático
Unidade 1: Questões Introdutórias
1.1 O que é cultura?
1.2 Mediações comunicativas da cultura
1.3 Dois paradigmas metodológicos: estruturalismo e culturalismo
1.4 Classe e as condições sociais de formação dos gostos (habitus)
Unidade 2: A questão do sujeito
2.1 Experiência, dispositivo e invenção do sujeito/espectador moderno
2.2 Identidade e Diferença
2.3 Foucault e a relação entre sujeito e verdade (epiméleia heautoû)
2.4 Narrativas pessoais midiatizadas, felicidade e performance do sujeito
2.5 Aproximação etnográfica e alteridade no documentário contemporâneo
Unidade 3: para pensar comunicação/design e cultura no contemporâneo
3.1 Mal de Arquivo: uma impressão freudiana
3.2 Pós-modernidade como crítica da modernidade
3.3 Modernidade Periférica
3.4 Lugar e espaço/não-lugar na narrativa comunicacional
3.5 Comunicação e experiência no espaço urbano
3.6 A questão do popular
3.7 Questões de Gênero
3.8 Raça e Etnicidade
1.1 O que é cultura?
1.2 Mediações comunicativas da cultura
1.3 Dois paradigmas metodológicos: estruturalismo e culturalismo
1.4 Classe e as condições sociais de formação dos gostos (habitus)
Unidade 2: A questão do sujeito
2.1 Experiência, dispositivo e invenção do sujeito/espectador moderno
2.2 Identidade e Diferença
2.3 Foucault e a relação entre sujeito e verdade (epiméleia heautoû)
2.4 Narrativas pessoais midiatizadas, felicidade e performance do sujeito
2.5 Aproximação etnográfica e alteridade no documentário contemporâneo
Unidade 3: para pensar comunicação/design e cultura no contemporâneo
3.1 Mal de Arquivo: uma impressão freudiana
3.2 Pós-modernidade como crítica da modernidade
3.3 Modernidade Periférica
3.4 Lugar e espaço/não-lugar na narrativa comunicacional
3.5 Comunicação e experiência no espaço urbano
3.6 A questão do popular
3.7 Questões de Gênero
3.8 Raça e Etnicidade
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. São Paulo : EDUSC, 1999.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2006.
- ______. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
Bibliografia Complementar:
- AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? In: O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó/SC: Argos, 2009. AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas : Papirus, 2012. BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire : um lírico no auge do capitalismo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. ______. Passagens. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009. BHABHA, Homi K..O local da cultura. Belo Horizonte : UFMG, 2005.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DESIGN E CULTURA | Design Gráfico (Bacharelado) |
DESIGN E CULTURA | Design Digital (Bacharelado) |