Nome da Atividade
INTRODUÇÃO AO DESIGN DIGITAL
CÓDIGO
05000055
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução ao pensamento e a prática do Design Digital. Aspectos históricos e culturais do desenvolvimento das tecnologias da informação. A problematização da noção de interação sobre o ponto de vista do design de interfaces digitais. Panorama Geral sobre a internet e as principais ferramentas para a prática do Design Digital.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Introduzir os fundamentos do Design Digital para desenvolver percepção crítica frente aos fatores sociais, culturais e aplicados que envolvem a área nos campos acadêmico e profissional.
Objetivos Específicos
- Fundamentar o aluno para a reflexão da prática do Design Digital.
- Abordar o papel do profissional de Design Digital.
- Introduzir as técnicas e os instrumentos aplicados no Design Digital.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GARRETT, J. J. The Elements of User Experience: User-Centered Design For The Web and Beyond. 2a edição. New Riders, 2010. KRUG, S. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso a usabilidade na web. 2a edição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008. ROYO, J. Design Digital. São Paulo: Rosari, 2008. SHARP, H; ROGERS, Y; PREECE, J. Design de Interação: além da interação homem-computador. 3a edição. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • CRUMLISH, C.; MALONE, E. Designing Social Interfaces. O’Reilly Media, 2009. JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. KALBACH, J. Designing Web navigation: Patterns for effective interaction design. Beijing ; Sebastopol: O'Reilly, 2007. LOPUCK, L. Web design for dummies. Hoboken, N.J: Wiley, 2006. MASSANARI, A. DIY design: How crowdsourcing sites are challenging traditional graphic design practice. First Monday, v.17, n.10, 2012. Disponível em . Acesso em 07 out. 2013. MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2002. MEMÓRIA, F. Design para a Internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. NEGROPONTE, N. Vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. NIELSEN, Jakob. Usabilidade na Web: projetando websites com qualidade. São Paulo: Campus, 2007. NIELSEN, Jakob. Projetando websites. Rio de Janeiro: Campus, 2000. O’REILLY, T. What Is Web 2.0: Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O’Reilly Media, 2005. Disponível em . Acessado em: 07 out. 2013. SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2008.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 29 27 Design Digital (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
Cilene Estol Cardoso
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INTRODUÇÃO AO DESIGN DIGITAL Design Digital (Bacharelado)

Page generated on 2024-12-23 00:32:05 (query took 0.132623s)