Nome da Atividade
INTERFACES DE INTERAÇÃO I
CÓDIGO
05000071
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conhecimento técnico e teórico sobre interação e interface, permitindo um primeiro contato com a prática do desenvolvimento de interfaces de interação.

Objectives

Objetivo Geral:

Instrumentalizar o aluno com a teorização, suas convenções e usos da linguagem computacional em projetos que atendam ao mercado
da hipermídia.
Potencializar a criação e análise crítica de interfaces digitais, bem como o pleno desenvolvimento do projeto das mesmas sob um enfoque de tecnologia e prá is de mercado.

Conteúdo Programático

Consiste no desenvolvimento de uma ipermídia completo sob a ótica de produção, perpassando por vários estágios de desenvolvimento. Pretende estabelecer um vínculo do aluno unto ao mercado, a partir da participação da empresa 2 durante as aulas.

O conte do basicamente se divide nos seguintes módulos:
Plano de Estratégia: define‐se o u e para uem se uer comunicar;
Plano de Escopo: uais serão as características do produto
Plano de Estrutura: ierar uia de páginas e camin os entre elas
Plano de Es ueleto: desen o estrutural das telas, navegação, etc
Plano de Superfície: design gráfico ou design visual

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MEMORIA, Felipe. Design para a internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
  • ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação homem-computador. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  • STICKDORN, Marc. Isto é design thinking de serviços fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • AMBROSE, Gavin. Design thinking. Porto Alegre: Bookman, 2015.
  • COOPER, Alan. About face 3: the essentials of interaction design. Indianopolis: Wiley Pub, 2007.
  • GARRET, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for the Web and beyond. 2nd ed. Berkeley: New Riders, 2011.
  • KALBACH, James. Design de navegação web otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre: Bookman, 2009.
  • PADOVANI, Stephania; MOURA, Dinara. Navegação em hipermídia: uma abordagem centrada no usuário. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INTERFACES DE INTERAÇÃO I Design Digital (Bacharelado)

Page generated on 2024-12-23 00:46:01 (query took 0.153538s)