Nome da Atividade
IDENTIDADE VISUAL
CÓDIGO
05000084
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conhecimento sobre a função da identidade visual no design gráfico e digital bem como seu projeto e execução.
Objectives
Objetivo Geral:
Estimular o conhecimento sobre: Identidade Visual e sua função no design gráfico e digital; metodologia projetual de criação de identidade visual e sua execução; capacidade de criar, aplicar e analisar identidades visuais.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADG: O VALOR DO DESIGN. Guia ADG Brasil de Prática Profissional do Designer Gráfico. Editora Senac, 2003 COSTA, Joan. A imagem da marca: um fenômeno social. São Paulo: Rosari, 2008. (Coleção Fundamentos do design). FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2006. FRUTIGER, Adrian. Sinais & símbolos: Desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2001. GUILLERMO, Álvaro. Branding: Design e Estratégias de Marca. p. 8-12, 33-36, 47-57. HEALEY, Matthew. Design de logotipos. São Paulo: Rosari, 2010. HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. MELO, Chico Homem de. Os desafios do designer & outros textos sobre design gráfico. São Paulo: Rosari, 2003. (Coleção TextosDesign). NIGEL, Whiteley. O designer valorizado. Arcos, v.1. 1998. Disponível em: PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. 2. ed., Rio de Janeiro: 2AB, 2001. (Coleção baseDesign). RODRIGUES, Delano. Naming: o nome da marca. Rio de Janeiro, 2AB, 2011. STRUNCK, Gilberto Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 2ª Ed. Rio de Janeiro, Rio Books, 2003.
Bibliografia Complementar:
- ESCOREL, Ana Luisa. O efeito multiplicador do design. São Paulo: Senac, 2000. HELLER, Steven. Linguagens do design: compreendendo o design gráfico. São Paulo: Rosari, 2007. (Coleção Fundamentos do Design). KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. 6. ed., Rio de Janeiro: Record, 2008. MEGGS, Philip B. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009. SILVA JUNIOR, Jair Alves da. Identidades visuais flexíveis das origens ao projeto. São Paulo: Blucher, 2021.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 30 | 30 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
PATRICIA LOPES DAMASCENO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
IDENTIDADE VISUAL | Design Gráfico (Bacharelado) |
IDENTIDADE VISUAL | Design Digital (Bacharelado) |