Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO VISUAL URBANA
CÓDIGO
05000097
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das principais mídias destinadas a comunicação e sinalização visual no ambiente urbano, suas relações com a cidade, sua gênese e transformação.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geral:• Estudo das mídias de sinalização e demais manifestações que constituem a comunicação visual no ambiente urbano.
Objetivos específicos:
• Propor o entendimento das distintas formas de percepção do espaço urbano;
• erificar, a partir de referenciais teóricos e da constatação empírica, as distintas mídias e graus de comunicação presentes na cidade;
• Legislações: regulamentação e controle do aparato publicitário;
• Buscar reconhecer traços distintivos capazes de constituir identidades urbanas específicas;
• Realizar ensaios passíveis de revelar características reconhecidas como potencias de serem exploradas em áreas urbanas predeterminadas;
Conteúdo Programático
- A cidade: surgimento, transformações, distinções;
- A arquitetura e a função no espaço urbano;
- Percursos, hábitos e funções;
- A sinalização e a definição da paisagem urbana;
- O imaginário urbano: funcionalidade e contra-cultura.
- A arquitetura e a função no espaço urbano;
- Percursos, hábitos e funções;
- A sinalização e a definição da paisagem urbana;
- O imaginário urbano: funcionalidade e contra-cultura.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005 (5a edição).
- AZEVEDO, Ricardo Marques. Metrópole: abstração. São Paulo: Perspectiva, 2006.
- COSTA, Joan. Señalética corporativa. Barcelona: Costa Punto Com Editor, 2008.
- FERRAR, Lucrécia D’ lessio. Design em espaços. São Paulo: Edições Rosari, 2002.
- _____ (org.) Espaços Comunicantes. São Paulo: Annablume, Grupo ESPACC, 2007.
Bibliografia Complementar:
- JEUDY, Henri-Pierre. Espelho das cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.
- LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
- MENDES, Camila Faccioni. Paisagem urbana: uma mídia redescoberta. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.
- PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
- SILVA, Armando. Imaginários urbanos. São Paulo: Perspectiva, 2001.
- VENTURI, Robert, SCOTT-BROWN, Denise, IZENOUR, Steven. Aprendendo com Las Vegas. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
COMUNICAÇÃO VISUAL URBANA | Design Gráfico (Bacharelado) |
COMUNICAÇÃO VISUAL URBANA | Design Digital (Bacharelado) |