Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ARTE E TECNOLOGIA I
CÓDIGO
05000099
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento de trabalho a partir de um projeto individual, que articule diferentes meios de técnicas de produção de imagens (fotografia, vídeo, infoimagem e outros).
Objectives
Objetivo Geral:
Potencializar uma visão geral sobre as práticas dos suportes midiáticos como ferramentas e meio de expressão, sobretudo pela convergência proporcionada pelas tecnologias de informação e comunicação;Experimentar dinâmicas básicas do hipertexto e seus conteúdos para veiculação através das redes;
Reconhecer a produção em artes e design voltada para os meios eletrônicos com ênfase em webart e webdesign.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COSTA, Rogério da. A cultura Digital. São Paulo: Publifolha, 2002.
- DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI. São Paulo: Ed. UNESP, 1997
- JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
- LEMOS, André. Cibercultura:tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
- MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. São Paulo: Edusp, 2003.
- MARCONDES, Ciro. Até que ponto de fato, nos comunicamos? São Paulo: Paulus, 2004.
- MARCONDES, Ciro. Sociedade Tecnológica. São Paulo: Scipione, 2002.
- PARENTE, André (org.). Imagem Máquina. São Paulo: Ed. 34, 1993.
- SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Pauls, 2003.
- VIRILIO, Paul. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
- VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico. São Paulo: Ed. 34, 1993.
Bibliografia Complementar:
- BOURRIAUD, Nicolas. Pós- produção. São Paulo: Martins Fontes,2009.
- COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.
- KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. São Paulo: EDUSC, 2001
- LEVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.
- LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
- NEGROPONTE, Nicholas. Vida Digital. São Paulo: Cia das letras, 1995.
- SILVA, Juremir da. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2003.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
MULTIMEIOS | Artes Visuais (Bacharelado) |