Nome da Atividade
JOGOS
CÓDIGO
05000110
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento de tecnologias para jogos digitais na web com ferramentas de interação e animação em 2D ou 3D
Objectives
Objetivo Geral:
Instrumentalizar o aluno com a teorização, suas convenções e usos da linguagem computacional em projetos que possam ser vinculados ao desenvolvimento de jogos digitais (advergames, serious games, etc). Capacitar o aluno a criar um pensamento estratégico acerca da decisão de solucionar problemas de comunicação visual através de games.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GARRETT, Jesse James. The elements of user experience: user‐centered design for web. New York: New Riders, 2003. GARRETT, J. James. 2003b. The Nine Pillars of Successful Web Teams. Disponível em: http://www.adaptivepath.com/ideas/essays/archives/000242.php acessado em: outubro 2009. NOVAK, J. Desenvolvimento de Games. Cengage Learning 2010. PREECE, J., ROGERS, Y. and SHARP, H. Design de Interação: Além da interação homem‐computador; Porto Alegre: Bookman, 2005. PERUCCIA et. All. Desenvolvimento de jogos eletrônicos. Novatec, 2009. ROYO, J. P. Design Digital. São Paulo : Rosari, 2008. SCHUYTEMA, Paul. Design de Games: uma abordagem prática.Cengage Learning, 2008.
Bibliografia Complementar:
- AGNER, Luiz. Ergodesign e arquitetura de informação.São Paulo: Quartet, 2006. APPLE. Apple Human Interface Guidelines – User Experience. 2008. BUCCINI, Marcos Buccini Pio; PADOVANI, Stephania .Design experiencial na Internet. In: 2º Congresso Internacional de Design da Informação, 2005, São Paulo. Anais do 2º Congresso Internacional de Design da Informação, 2005. FLUSSER, Vílem. 2007. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify. 2007. FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. Editora Rosari, 2006. JOHNSON, Steven. Everything bad is good for you. New York: Penguin Group, 2004. LEVIS, Diego. Los Videojuegos, un fenómeno de masas. Barcelona: Paidós, 1997. SALEN, Katie & ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play – Game design Fundamentals. Cambridge: MIT Press, 2004.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 30 | 8 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
CAROLINA BRAVO PILLON Professor responsável pela turma |
||||||
M4 | 2024 / 2 | 28 | 20 |
Cinema de Animação (Bacharelado) Horários
|
BERNARDO CORTIZO DE AGUIAR Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
JOGOS | Design Gráfico (Bacharelado) |
JOGOS | Design Digital (Bacharelado) |
JOGOS | Cinema de Animação (Bacharelado) |