Nome da Atividade
DESIGN DE ESPAÇOS
CÓDIGO
05000111
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Desenvolvimento de projetos de sinalização para espaços. Estudo de suas implicações e definições a partir da estrutura espacial existente – seja ela arquitetônica ou não -, de sua importância para os distintos públicos-alvo e sua relação com a identidade visual corporativa.
Objectives
Objetivo Geral:
Desenvolver no aluno competências do ponto de vista do design para compreender as implicações e necessidades de informação e/ou persuasão que deverão estar presentes em distintos espaços e com distintas finalidades;Conteúdo Programático
1. Identidade visual corporativa e o projeto de sinalização: abrangência, dimensionamento, definição de possibilidades e modelos;
2. Os conceitos de sinalização e señaletica, segundo Joan Costa;
3. Projeto de sinalização e aplicação da identidade visual corporativa: limites e definições;
4. Projeto de sinalização e estrutura arquitetônica;
5. Projeto de sinalização e paisagem;
6. Desenvolvimento de projetos de sinalização em todas suas etapas.
2. Os conceitos de sinalização e señaletica, segundo Joan Costa;
3. Projeto de sinalização e aplicação da identidade visual corporativa: limites e definições;
4. Projeto de sinalização e estrutura arquitetônica;
5. Projeto de sinalização e paisagem;
6. Desenvolvimento de projetos de sinalização em todas suas etapas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COSTA, Joan. Señalética Corporativa. Barcelona: Costa Punto Com Editor, 2007.
- CHAMMA, Norberto. PASTORELO, Pedro D. Marcas & Sinalização: práticas em design corporativo. São Paulo: Senac, 2007.
- D’ GOSTINI, Douglas; ID L DE NEGREIROS GOMES, Luiz Antonio. Design de Sinalização: planejamento, projeto & desenho. Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2010.
- FRUTIGER, Adrian. Sinais & Símbolos – desenho, projeto e significado. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
- GIBSON, David. The Wayfing Handbook. New York: Princeton Architectural Press, 2009.
- HEINRICH, Fabiana. Por um pensamento crítico na práxis do design gráfico: desenvolvimento de um sistema de sinalização para o IAD-UFPEL com ênfase na investigação projetual. Pelotas: TCC-Design Gráfico, orientadora Profª. Drª. Andreia Bordini Brito, 2007.
- MORAES, Anamaria. Avisos, advertências e projeto de sinalização. Rio de Janeiro: Rio books, 2005.
- VELHO, Ana Lúcia O. L. O Design de Sinalização no Brasil: a introdução de novos conceitos de 1970 a 2000. Dissertação apresentada para o Programa de Pós-Graduação em Design do Departamento de Artes & Design do Centro de Teologia e Ciências Humanas. Rio de Janeiro, 2007.
Bibliografia Complementar:
- ADG. ABC da ADG. Glossário de termos e verbetes utilizados em Design Gráfico. São Paulo: ADG, 1998.
- ADG. O VALOR do design. Guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: Ed. Senac São Paulo;
- ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos, 2003.
- BERGER, Craig M. Wayfinding: Design and Implementing Graphic Navigational Systems.Mies. Suíça: RotoVision, 2005.
- CALORI, Chris. Signage and Wayfinding Design: A Complete Guide to Creating Environmental Graphic Design Systems. Hoboken, Estados Unidos: John Wiley & Sons, 2007.
- CROSBY, Theo; FLETCHER, Alan; FORBES, Colin. A Sign Systems Manual. New York: Praeger, 1970.
- FERR R , Lucrécia D’ lessio. Comunicação Espaço Cultura. São Paulo: Annablume, 2008.
- _______________________. Design em espaços. São Paulo: Edições Rosari, 2002.
- FOLLIS, John; HAMMER, Dave. Architectural Signing and Graphics. New York: WhitneyLibrary of Design, 1979
- HUNT, Wayne. Environmental Graphics: Projects & Process. New York: Harper Collins, 2003.
- LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
- SEGD - SOCIETY FOR ENVIRONMENTAL GRAPHIC DESIGN. Disponível em http://www.segd.org/home.html#/home.html ASSOCIAÇÃO DOS DESIGNERS GRÁFICOS. Kit prática profissional do designer gráfico. São Paulo: ADG, 1998.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 30 | 28 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
ANDRÉIA DE LIMA BORDINI Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DESIGN DE ESPAÇOS | Design Gráfico (Bacharelado) |
DESIGN DE ESPAÇOS | Design Digital (Bacharelado) |