Nome da Atividade
PRODUÇÃO TEXTUAL EM ARTES
CÓDIGO
05000117
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
Ementa
Investigação e experimentação textual em artes
visuais.
visuais.
Objectives
Objetivo Geral:
Promover a leitura de textos narrativos,poéticos, e ensaísticos, e a experimentação em
textos verbais e não-verbais.
Desenvolver as habilidades de expressão na produção
de textos voltados ao campo das artes.
Ampliação do repertório de literatura através da
aproximação aos temas e às linguagens da literatura
contemporânea.
Desenvolver estratégias para a conquista,
individual de uma linguagem verbal própria,
associada a um modo de estar no mundo,
“sentimento do mundo”.
Conteúdo Programático
1. Questões gerais para produção de leitura /
escritura: princípios da estilística mix; a boa e velha
retórica; uma certa lingüística: as seis funções da
linguagem – jakobson; níveis de linguagem –
imgarden; as modalidades poundianas; operadores da
narrativa e da poesia; relações texto verbal/imagem –
barthes; o manifesto antropofágico e o concretista;
certa semiótica mix; certa antropologia – lévi-strauss
e viveiros de castro;
2. Identificação, reconhecimento, análise, síntese, &
produção
3. Leitura e produção de sentido em:
Textos poéticos verbais: brasileiros; universais;
prosa; poesia (ênfase: a prosa curta e visual, gráficoimagética, da produção contemporânea – expressão
da riqueza dos gêneros e da contaminação das
linguagens – & a poesia: lugar natural do
texto/imagem)
Livros de artista
Textos ensaísticos / (auto)biográficos, sobre a
produção em diferentes expressões (para
aprendermos diferentes modos)
Textos de pura ecférese (para aprendermos a ver)
Textos críticos / teóricos (para apreendermos os
princípios)
escritura: princípios da estilística mix; a boa e velha
retórica; uma certa lingüística: as seis funções da
linguagem – jakobson; níveis de linguagem –
imgarden; as modalidades poundianas; operadores da
narrativa e da poesia; relações texto verbal/imagem –
barthes; o manifesto antropofágico e o concretista;
certa semiótica mix; certa antropologia – lévi-strauss
e viveiros de castro;
2. Identificação, reconhecimento, análise, síntese, &
produção
3. Leitura e produção de sentido em:
Textos poéticos verbais: brasileiros; universais;
prosa; poesia (ênfase: a prosa curta e visual, gráficoimagética, da produção contemporânea – expressão
da riqueza dos gêneros e da contaminação das
linguagens – & a poesia: lugar natural do
texto/imagem)
Livros de artista
Textos ensaísticos / (auto)biográficos, sobre a
produção em diferentes expressões (para
aprendermos diferentes modos)
Textos de pura ecférese (para aprendermos a ver)
Textos críticos / teóricos (para apreendermos os
princípios)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1997. KOCH, Ingedore Villaça. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortex, 1987. PLATÃO, Francisco e FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1992. SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Bibliografia Complementar:
- DUCROT, Oswald. Princípios de Semântica Lingüística. São Paulo: Cultrix, 1977. _______________. O Dizer e o Dito. Campinas: Pontes, 1987. FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 1992. VOGT, Carlos. O intervalo semântico. São Paulo: Ática, 1977. * Livros de Artistas, Ensaios, Poesia e Literatura Contemporânea
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 1 | 27 | 23 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
RENATA AZEVEDO REQUIAO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | Artes Visuais (Bacharelado) |